Solidariedade
Com o propósito de ajudar os romeiros de Nossa Senhora de Nazaré, servidores do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), da Defensoria Pública do Estado, doaram alimentos nesta sexta-feira (17) para a Casa de Plácido, no bairro de Nazaré, em Belém, que atendeu este ano cerca de 25 mil peregrinos de diversos pontos do Estado.
A Casa de Plácido acolhe romeiros devotos da padroeira da Amazônia, que chegam a Belém para agradecer por graças alcançadas ou renovar os votos de fé, demonstrando devoção por Nossa Senhora. O local oferece serviços de atendimento médico e enfermaria e espaços para higiene, descanso e alimentação. Segundo um dos coordenadores do local, Reinaldo Chaves, pessoas de vários municípios do Estado são recebidas.
Este ano, a casa de acolhimento recebeu doações dos próprios servidores do NDDH, que resolveram participar do Círio de Nossa Senhora de Nazaré ajudando os romeiros atendidos pela Casa de Plácido. A servidora Izabel Araújo disse que compara o Círio com o dever da Defensoria Pública, pois o maior objetivo é ajudar os mais necessitados.
A coordenadora geral adjunta da Pastoral da Acolhida, Celeste Pereira, esteve presente no ato da doação e se mostrou satisfeita com a mobilização dos servidores, pois sem os donativos da Defensoria, outros órgãos públicos e empresas privadas, não seria possível ajudar os romeiros. Segundo Celeste, o ano de 2014 superou todas as expectativas.
“Ainda não fizemos as contagens oficiais de quantos romeiros acolhemos este ano, mas acredito que foram em média 20 mil a 25 mil que passaram por aqui”, disse a coordenadora, informando que em anos anteriores a Casa de Plácido recebeu, em média, 15 mil romeiros. “É um trabalho maravilhoso! Faz um bem muito grande para todos. Nunca é demais ajudar o próximo”, ratificou.