Círio 2014



Foto: Cláudio Santos/ Ag. Pará
Com as tradicionais roupas de anjo, os pequenos devotos de Nossa Senhora de Nazaré participaram, na manhã deste domingo, 19, de mais um Círio das Crianças. Acompanhados de seus pais e familiares, eles percorrem, junto com a imagem peregrina de Nossa Senhora, algumas ruas do bairro de Nazaré, em Belém, num trajeto de aproximadamente 2,8 km.
Este ano, a procissão chegou em sua 25ª edição. A estimativa da Diretoria da Festa de Nazaré e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA) é de que cerca de 350 mil pessoas tenham participado.
Apesar do grande número de pessoas, assim como em anos anteriores, a tranquilidade marcou a procissão. Para garantir a segurança dos participantes, a Polícia Militar destacou cerca de 70 homens para trabalharam ao longo do trajeto.
Alunos do Curso de Formação de Cabos também reforçaram o policiamento. Na área de entorno, o policiamento também contou com o apoio de viaturas – motos e carros. O major Helton Moraes, do Corpo de Bombeiros, informou que a corporação também esteve presente com 50 militares e uma viatura de combate a incêndio, além de uma moto resgate e outra moto de combate a incêndio.
Graças
A caminhada teve início por volta das 8 horas, logo após uma missa campal celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom Alberto Taveira, na Praça Santuário de Nazaré. De lá, a procissão seguiu pela Avenida Nazaré, Travessa 14 de Março, Avenida Governador José Malcher e Travessa Doutor Moraes. Neste ponto, a procissão retornou para a Avenida Nazaré, até chegar novamente à Praça Santuário. No percurso, que durou cerca de 2h30, a imagem foi conduzida em um pequeno cibório e, acompanhada pelos carros de “anjos”, marcas registradas da romaria por conduzirem dezenas de pequenos anjinhos.
A enfermeira Joseane Lopes, 24, fez questão de participar com o filho Luan, de 2 anos. “Sempre fui muito devota e quando mais precisei Nossa Senhora estava lá por mim, me deu força e não permitiu que nada de ruim acontecesse. Tive dificuldades durante a gestação, mas hoje meu filho é tudo para mim, uma criança saudável e cheia de vida. Então participar é sempre motivo de alegria”, contou Joseane, acrescentando, ainda, que essa época do ano é especial. “Ela lembra o quanto fomos e somos abençoados e, de alguma forma, sei que o Luan também sente isso. Ele gosta, fica animado para vir”, afirmou.
A aposentada Lucia Jaques, 68, também agradeceu as bênçãos recebidas. Emocionada, ela acompanhou a passagem da imagem em frente à Capela de Lourdes, na Avenida Governador José Malcher. “São tantas bênçãos ao longo da vida que é impossível dizer só uma. Hoje agradeço sobretudo pela minha vida, por ter saúde, pelos meus filhos e meus netos”, disse. Junto com ela, estavam a filha Carla, e os netos Caio e Cauã. Todos tinham saído cedo de Marituba, município da Grande Belém, para participar da procissão. “Acompanhamos a Trasladação e Círio também. Mas sempre vale a pena agradecer outra vez”, disse Carla.