Cultura
O VI Encontro de Percussão da FCG, também chamado 'A Festa do Ritmo', proporciona o encontro da música percussiva feita no Pará com o trabalho de artistas de várias regiões do país. A troca de experiência é um dos objetivos do evento, que é realizado anualmente pela Fundação Carlos Gomes.
Na manhã desta quinta-feira, 23, a programação contou com um workshop do baterista Diego Scliar (RJ), que abriu a primeira noite do encontro, e com a apresentação musical do grupo paraense de percussão ‘Árvore Ar’. Formado pelos músicos Rafael Barros, José Maria Bezerra, João Paulo Cavalcante e Franklin Furtado, o grupo se dedica a pesquisa de ritmos amazônicos com destaque para o som tipicamente paraense, como o carimbó e a guitarrada. O grupo surgiu em 2008 e desde então tem feito apresentações nos principais eventos culturais realizados no Estado.
Na apresentação, o ‘Árvore Ar’ mostrou nove composições de autoria dos músicos que integram o grupo e também de outros artistas da terra. Ao final, os músicos que estavam na plateia foram chamados ao palco para tocar um carimbó.
A programação do festival prossegue na noite desta quinta-feira, 23, às 19h, com a apresentação do percussionista Fernando Rocha, que é professor de percussão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com doutorado em música pela McGill University (Montreal, Canadá), onde realizou pesquisa em performance de obras para percussão e recursos eletrônicos.
O artista, que também tem mestrado em Música pela UFMG e Bacharelado em Percussão pela Unesp, irá ministrar um masterclass de percussão na sexta-feira, 24, às 15h30, na sala de Percussão do Conservatório Carlos Gomes. Nessa oficina, os músicos poderão entrar em contato com o trabalho do percussionista, que é diretor do grupo de Percussão da UFMG e se dedica à performance de música contemporânea, participando, como solista e membro de grupo de câmara, de inúmeros festivais internacionais.
O VI Encontro de Percussão começou no último dia 21, reunindo percussionistas de várias regiões do país e também do México. Além de apresentações musicais estão sendo realizados workshops sobre o ensino da música percussiva e masterclasses de música eletrônica e bateria. A programação termina nesta sexta-feira, 24, com um concerto de encerramento do percussionista mexicano Evaristo Aguilar e convidados que participaram da semana de atividades artísticas e pedagógica. A apresentação será às 19h, na sala Ettore Bosio, e tem entrada franca.
Serviço:
Concerto Fernando Rocha
Data: 24 de Outubro
Hora: 19h
Loca: Ettore Bosio (Gentil Bittencort, 909)
Concerto de Encerramento
Evaristo Aguilar e Grupo de Percussão da Universidade Autônoma de Taumalipas (México)
Data: 24 de outubro
Hora: 19h
Local: Ettore Bosio (IECG – Gentil Bittencourt 909 )
Entrada Franca.