Negócios
O município de Bragança, no nordeste do Pará, que recentemente completou 401 anos, ganhou uma Unidade Desconcentrada da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa). A unidade representa mais uma etapa do cumprimento do planejamento estratégico da nova estrutura da Jucepa e funcionará em uma sala com toda infraestrutura no prédio da Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Bragança. A parceria demonstra o empenho de ampliar a presença da Jucepa em todas as regiões do estado.
A cidade bragantina, com cerca de 120 mil habitantes, pertence a mesorregião do nordeste paraense, a 220 km de distância de Belém. A instalação da Unidade Desconcentrada de Bragança tornou-se necessária pelo quantitativo de 2.415 empresas ativas no município e de 7.156 empresas ativas na microrregião bragantina. O município se destaca como o maior polo pesqueiro do Pará, exportando sua produção principalmente para as capitais do Nordeste e também todo o estado do Pará. Há ainda grande atividade pecuária, agricultura e extrativismo de caranguejos.
Para o presidente da Jucepa, Paulo Sérgio Pinheiro, a Junta vem observando um aumento expressivo do percentual de constituições de novos negócios nas Unidades. "O desempenho das Unidades Desconcentradas da Jucepa nos principais polos de integração regional é crescente. Os registros feitos até setembro de 2014 chegaram a 5.438 constituições, o que corresponde a 68,95% de todos os registros de empresas realizados na Jucepa. Outro benefício é que as informações sobre o Registro Mercantil estarão ainda mais perto dos contadores e dos empreendedores".
Recentemente, a Jucepa contemplou as regiões sul e sudeste com novas unidades. "E agora chegamos à Bragança, na região nordeste do estado, depois de já estarmos em Castanhal e Capanema. Com a UD de Bragança, somamos 17 Unidades”, explica Paulo Pinheiro. A Jucepa também já possui Unidades em Abaetetuba, Ananindeua, Altamira, Capanema, Castanhal, Canaã dos Carajás, Itaituba, Marabá, Novo Progresso, Paragominas, Paraupebas, Redenção, Rondon do Pará, Santarém, Tucuruí e Xinguara”.
O secretário de Administração de Bragança, José Osvaldo Rufino, ressaltou como fundamental a importância da chegada da Unidade da Jucepa. “Implementamos no ano passado a Casa do Emprendedor e agora com a Jucepa será mais uma injeção de ânimo, mais uma transformação na economia de Bragança. Não haverá mais o deslocamento desnecessário para outros municípios. Estamos incentivando o primeiro passo, estimulando novos empreendedores a formalizar suas empresas aqui mesmo, gerando emprego e renda, então é um momento muito importante a instalação desta Unidade da Junta Comercial no município”.
O Prefeito Nelson Magalhães afirma que “ A instalação da Jucepa vem atender a ansiedade de muitos bragantinos, que há anos esperam por isso, pois antes era preciso se deslocar até Capanema ou Belém para fazer a regularização de empresas. Todo o potencial de desenvolvimento tem que estar mais próximo de Bragança, pois muitos deixam de se regularizar pela distância que os órgãos têm da cidade. Agora este convênio vem contribuir para o avanço de Bragança. Agradecemos a oportunidade e a parceria de poder contar com a Jucepa aqui no município".
A Unidade Desconcentrada da Junta Comercial do Estado do Pará terá na coordenação a servidora Ana Débora Ramos e funcionará na Casa do Empreendedor, na Tv. 9 de Setembro, s/n, prédio do antigo Seminário da Diocese de Bragança.