Mineração
Foto: ASCOM UEPA
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) assinaram na última quinta-feira (30), Termo de Cooperação Técnica para desenvolver ações comuns na forma de projetos, cursos e eventos, nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, saúde, alimentação e nutrição.
O objetivo é ampliar a capacitação na área de mineração nas regiões dos polos minerários do Pará, especialmente nos 16 municípios onde a Uepa possui campi. Uma das propostas apresentadas pela titular da Seicom, Maria Amélia Enriquez, é a participação da Uepa no Programa de Extensão Territórios com Mineração – um desdobramento do primeiro Plano de Mineração do Pará, voltado à qualificação de gestores, servidores públicos, lideranças comunitárias e outros segmentos nos municípios mineradores.
Outra proposta é a participação da Universidade, em parceria com a Seicom, nas ações desenvolvidas no âmbito da Comissão Belém 400 anos, criada pela Prefeitura da capital, com projetos de extensão e capacitação nas áreas de educação ambiental e economia criativa.
“Nenhuma região se desenvolve só na base de potencial de recursos naturais se não tiver pessoas conscientes e preparadas. Essa parceria é fundamental para o desenvolvimento do Estado e cria vínculos institucionais”, afirmou a secretária.
A assinatura do Termo de Cooperação Técnica reforça a articulação da Uepa com outros órgãos estaduais, segundo o reitor Juarez Quaresma. “Essa interlocução com outras secretarias para desenvolver projetos em conjunto insere a Uepa nesse projeto de desenvolvimento do Estado. A Uepa só ganha com o Termo de Cooperação, não só na graduação, mas na pós-graduação, para a construção de teses, dissertações e monografias que sejam aplicáveis na prática e possam contribuir para resolver os diversos problemas que a sociedade enfrenta”, ressaltou Juarez Quaresma.
Os gestores das duas instituições também assinaram um Termo de Doação, que permitiu à Seicom repassar à Uepa 30 computadores destinados às atividades de ensino, pesquisa e extensão.