Desenvolvimento
Com o intuito de fomentar o desenvolvimento local em Curuçá, município da região nordeste do Pará, a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) realizará visita técnica nesta segunda-feira (3) para estimular o diálogo entre representantes do Governo do Estado, prefeituras municipais, iniciativa privada, entidades de classe e sociedade civil. E nesta terça-feira, 4, será o décimo município integrante da Rede Paraense de Atração de Investimentos, a sediar o Diálogo Pró-Desenvolvimento Territorial, uma atividade de interiorização das ações realizadas pela Seicom, que será realizada às 9h, na sede da Prefeitura Municipal.
Essas discussões em torno de uma agenda voltada a incentivar o crescimento dos municípios, a partir da identificação das áreas que precisam de fomento, já foram realizadas nas regiões de Tapajós, Carajás, Xingu e Marajó. O objetivo é apresentar propostas previamente analisadas por representantes de vários órgãos governamentais, visando a promoção do desenvolvimento socioeconômico.
Este trabalho pretende proporcionar, também, um atendimento especializado ao investidor, a fim de atrair novos negócios para o Estado e ampliar a rede de investimentos existentes nos municípios paraenses, a partir das diretrizes do desenvolvimento sustentável A partir do diálogo, se iniciarão os estudos de prospecção das potencialidades da região nordeste paraense, com mais enfoque no município de Curuçá, que tem como atividade produtiva evidente a pesca e o cultivo de ostras, além do potencial turístico.
Para a titular da Seicom, Maria Amélia Enríquez, essa iniciativa de mobilização social fortalece as potencialidades do município e evidencia os gargalos que necessitam ser trabalhados. “Também aponta os interesses prioritários, para que o local receba mais investimentos e se prepare mais ativamente para a chegada de grandes empreendimentos. Ainda mais com o potencial hidroviário, de 25 metros de calado, o que estimula a promoção da logística na região”, frisou ela.