Educação
Foto: ASCOM FCPTN
Desde as 8h30 da manhã desta quarta-feira, 6, vários estudantes participam da 12ª Olimpíada Solidária de Estudo na Biblioteca da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Fcptn/Centur). O projeto iniciou no Estado no Pará e será levado também para diversos estados brasileiros até o dia 5 de dezembro. O intuito é promover o incentivo à leitura e o aumento de leitores nas bibliotecas públicas, municipais e comunitárias de todo o Brasil.
Na Biblioteca Pública Arthur Vianna, os estudantes terão a oportunidade de reverter suas horas de estudo em doações direcionadas para a biblioteca municipal do Rio de Janeiro. A monitora presente no Centur, Luciana Moraes, conta que esta iniciativa é importante, pois já acontece em 11 países e tem o objetivo de promover a solidariedade entre bibliotecas do Brasil. “Cada hora de estudo equivale a 1 real, posteriormente usado para compra de livros que são doados a uma biblioteca do país. A expectativa é conseguir várias horas de estudo para resultar em muitas doações”, informa a monitora.
Durante toda a manhã, vários estudantes resolveram fazer parte da ação solidária doando horas de estudos. O acadêmico Carlos Nunes Filho também participou da ação e relatou a iniciativa como um projeto eficaz e promissor para a sociedade: “Participei porque achei muito interessante, pois a ideia de ajudar a manter os jovens nas bibliotecas é muito boa. Além disso, acredito que a leitura possibilita que tenhamos outra visão da realidade e a refletir mais sobre diversos assuntos”, comenta o estudante.
Para participar da ação solidária, basta comparecer à Biblioteca Pública Arthur Vianna até o dia 5 de dezembro. Diariamente os monitores estarão posicionados em um estande em frente ao salão de estudos da biblioteca. Lá serão repassadas todas as demais informações sobre a olimpíada e o cadastramento dos estudantes que decidirem participar das doações das horas de estudos.