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Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará
Empresários de diversos setores da economia; o governador do Estado, Simão Jatene, e outras personalidades políticas e culturais estiveram presentes na noite desta quinta-feira (6), na abertura oficial da terceira edição da Pará Negócios. O evento tem como objetivo a integração entre as empresas da região, promovendo ainda o intercâmbio de negócios e a ampliação da rede de contatos de fornecedores e empresários.
A feira é realizada pela Associação Comercial do Pará (ACP) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae) e tem o apoio do Governo do Estado. Mais de 40 atividades, como workshops, fóruns e palestras farão parte da programação técnica e um público estimado em 40 mil visitantes poderá contar com uma variada exposição de produtos e serviços.
O governador Simão Jatene ressaltou a importância do evento, que incentiva o mercado empresarial e a geração de empregos no Pará. “Um evento como esse tem vários significados. Primeiro é uma oportunidade fantástica de pessoas das mais diversas regiões, das mais diversas áreas do setor do comércio, trocarem experiências. Segundo, é uma oportunidade também fantástica da nossa gente ver o que nós já alcançamos em termos de prestação de serviços, de qualidade para a própria sociedade. Então, é sempre um momento que nos enche o coração de alegria”, ressalta o governador.
Para o diretor-superintendente do Sebrae Pará, Vilson Schuber, a participação da instituição como realizador, juntamente com a ACP, é uma mudança positiva. “O Sebrae, que sempre apoiou a feira, desde a primeira edição, agora entrou como co-realizador. Com isso, nós procuramos trazer também os micro e pequenos empresários, para que tenham acesso a bens, serviços, comércio e mesmo uma amostra da indústria, como forma de incentivo aos pequenos empreendedores, aos microempresários e aqueles empresários que atuam como fornecedores”, conta.
De acordo com o empresário Fabrízio Guaglianone, a feira chegou para marcar o calendário empresarial de todo o estado. “Como a característica da ACP é de ser multissetorial, a gente consegue movimentar diversos setores, de diversos portes de empresas. Então, aqui é uma feira que pega desde o pequeno empresário até aquele que já está um pouco mais estabilizado de estrutura de mercado e isso é bom porque movimenta recursos, negócios e traz um momento diferenciado para o estado”.
Logo após os pronunciamentos da abertura da feira, o público pode conferir as apresentações do Coral Timbres e do grupo Acordes Livres, ambos compostos por internos da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe). A Susipe também participa do evento com um estande que mostra materiais produzidos por detentas da Cooperativa de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe).
A Pará Negócios vai até este domingo (9) e aposta na diversificação de negócios. “A feira é multissetorial. A gente engloba vários setores da economia, para um intercâmbio maior porque a gente abrange todos os setores que fomentam negócios. A expectativa é de que nesses quatro dias a gente consiga movimentar cerca de 7 milhões em negócio”, explica Fábio Lúcio Costa, presidente da ACP.
O evento ainda disponibilizará aos visitantes um outlet (feira de ponta de estoque de moda masculina e feminina), atrações culturais, concursos, exposições, desfiles e diversas outras atividades. Entre as novidades desta edição estão a 1° Beauty Fair, uma grande feira de beleza, que divulga as principais inovações de maquiagem, pele, cabelos e unhas. Outra iniciativa é a Pará de Oportunidades, que promete reunir grande parte das associações comerciais do interior do estado integrantes da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa).
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Anexos
Terceira edição da Pará Negócios promove o empreendedorismo paraense