Cultura
Foto: Ascom IAP
Durante esta semana, o aperfeiçoamento artístico em animação esteve em prática no Instituto de Artes do Pará (IAP). Mais de 60 pessoas participaram, desde o dia 29 de outubro, das oficinas da 11ª edição do Festival Sesi de Bonecos do Mundo.
Ao todo, três oficinas foram ministradas, levando aos participantes técnicas de aperfeiçoamento para as artes circenses e de animação. O orientador da oficina de Dramatização com o Corpo, Hugo Soarez, destacou o interesse dos alunos. “Iniciamos o trabalho da oficina com base na manipulação e movimentação do corpo por meio da mímica. Isso tem interessado bastante os participantes, que estão comparecendo todos os dias”, disse.
A artista circense Karina Lima contou que participar das oficinas no IAP, além de ser muito satisfatório, reforça o aprimoramento e a capacitação dos artistas. “Usamos aqui as técnicas e habilidade de corpo para a área circense. O uso da mímica para a arte circense ajuda muito na construção do palhaço”, afirmou ela, que também participa da oficina de Confecção, composição técnica e dramaturgia de animação, ministrada por Marcos Ribas, em que foram trabalhadas técnicas para a habilidade do ator em cena, a percepção da voz e do seu espaço e a compreensão da atuação em equipe.
Audiovisual – Um dos destaques da programação foi a oficina de Bonecos Quadro a Quadro, ministrada por Ulisses Pereira, Enzo Giaquino e Guilherme Pam, que ofereceu aos participantes o conhecimento das técnicas de stop motion, desde os aspectos teóricos até a finalização e exibição dos filmes. Segundo Guilherme Pam, foi possível perceber que os participantes têm um senso plástico bastante desenvolvido. “Todos os filmes estão com uma qualidade muito boa, e os grupos conseguiram imprimir uma identidade própria em cada um, de forma que eles fiquem diferentes um do outro”, destacou.
Todas as produções da oficina serão exibidas na programação do festival, neste sábado (8) e domingo (9), sempre a partir das 16h30, na Praça Amazonas, durante os intervalos das apresentações teatrais. Elas também farão parte do acervo de animações exibidas durante o festival nas demais cidades. As exibições e apresentações têm entrada franca.