Turismo




Foto: Ascom Paratur
Um grupo de 11 operadores de turismo de Portugal e um representante da empresa aérea TAP estão em visita à região turística do Marajó, no Pará. O grupo chegou à capital paraense na quinta-feira, 6, a convite da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), em parceria com a Agência Abreu S/A, BWT (Best Way Trips Agências de Viagens e Turismo), mais antiga agência de turismo do mundo e a Travel In Turismo, agência de receptivo de Belém.
Na quinta e sexta-feira, 6 e 7, o grupo conheceu alguns dos principais atrativos turísticos de Belém, entre eles o Complexo Ver-o-Peso, Mangal das Garças, entre outros. O grupo, que almoçou no Mangal das Garças e também conheceu o cardápio tipicamente paraense da chef Daniella Martins, na Estação das Docas, está encantado com o Pará.
Ilena Ferreira, que representa a Agência Abreu em Lisboa, ficou encantada com o Ver-o-Peso, onde até fez algumas comprinhas. “Minha mãe é muito idosa, sofre de problemas nos ossos e resolvi comprar este medicamento”, afirmou a jovem empresária ao adquirir da erveira Cheirosinha uma “Pomada Milagrosa”, medicamento fitoterápico que é vendido com uma variedade de outros remédios, essências, mandingas e encantamentos do Ver-o-Peso.
O patrimônio histórico e cultural de Belém, ligado historicamente a Portugal, despertou a atenção dos profissionais de turismo e assegurou ao Pará um lugar de destaque na comercialização do Brasil pela empresa. “Belém é uma cidade que tem muito a oferecer, especialmente quanto aos aspectos culturais”, afirmou Francisco Billelo, que coordena o famtur da Agência Abreu através do projeto Mundo Abreu, que leva operadores a diferentes destinos turísticos do mundo.
Para ele, que é técnico de turismo da Agência Abreu em Aveiro, o segmento de natureza é o que diferencia o Pará na comercialização do destino nos mercados que a empresa opera. Durante sua estadia no Pará, além do Marajó e da Ilha de Mosqueiro, nesta terça-feira, 11, os operadores visitam uma comunidade ribeirinha durante um passeio de barco pelos rios que circundam Belém.
Santarém
Também está no Pará desde a sexta-feira, 7, um outro grupo com 12 operadores e um representante da TAP que escolheu Santarém como destino inicial da visitação, que assim como a da Mundo Abreu visa também promover o voo direto da TAP entre Belém e Lisboa, tendo o Pará como destino de referência para os turistas europeus.
No Tapajós, além de um city tour na sede de Santarém, o grupo visitou a vila de Alter-do-Chão, fez river tour no Lago Verde, conheceu o artesanato indígena local, igarapés da região, a praia de Pindobal, subiu a serra da Piraoca e apreciou botos, além de participar de um jantar típico durante um ritual de piracaia na praia.
No domingo, já em Belém, o grupo percorreu o rio Guamá, com direito à vista da orla fluvial da capital paraense, e contemplou o nascer do sol e o movimento de vários tipos de barcos, desde grandes gaiolas e balsas até "popopos", como são conhecidas as embarcações dos ribeirinhos. Chegou até a ilha do Combu, bem em frente à Belém, passando pelo Furo do Benedito, onde desfrutou a beleza exótica deste fascinante mundo das águas.
Durante uma curta caminhada, os portugueses conheceram a exuberante Amazônia paraense, seus diferentes ambientes, como a floresta de terra firme, floresta de várzea e vegetação aquática, assim como a vida singular do ribeirinho, suas estratégias e interação com o meio ambiente e os recursos naturais usados na sua vida diária, como pesca, caça, agricultura e extrativismo.
O city tour em Belém incluiu o Complexo Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitania, Mangal das Garças, Estação das Docas e um river tour na orla de Belém ao entardecer. Na manhã desta segunda-feira, 10, o grupo iniciou o passeio pela Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e Museu Paraense Emílio Goeldi. Ao final da manhã terá um encontro com empresários de Belém e representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Pará.
“Nossa estratégia foi mostrar aos dois grupos as principais opções de fazer turismo nas regiões de Belém, Marajó e Tapajós e assim promover o Pará na Europa”, disse Jacqueline Alves, diretora de Marketing da Paratur.