Pesca e Aquicultura
Foto: CHRISTIAN EMANOEL/ ASCOM SEPAQ
Alunos da rede pública de ensino da Reserva Extrativista de São João da Ponta, nordeste do Estado, foram beneficiados com a atividade de educação ambiental denominada “Entremarés compartilhando saberes-manguezal: Geossistema, Território e Cultura”, promovida por alunos da Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA e do curso de Gestão Ambiental da Faculdade Mauricio de Nassau. O evento, realizado de 7 a 9 de novembro, contou com apoio logístico da Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura (Sepaq).
A intenção do projeto é envolver a comunidade local nas oficinas, discutir suas práticas e interações com o meio ambiente, além de proporcionar para os alunos das instituições de ensino superior a possibilidade de praticarem a extensão universitária nessa unidade de conservação, que é referência no Estado pelo aprimoramento da gestão compartilhada entre extrativistas e a gestão do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMbio).
“O empenho e apoio prestado pelos extrativistas que compõem a associação dos usuários da reserva extrativista marinha de São João da Ponta foi elogiado pelos universitários que desenvolveram as ações com os estudantes. Isso mostrou o interesse deles em melhorar a educação dos alunos da comunidade”, explica o técnico em gestão de pesca da Sepaq, Patrick Passos.
A Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura possui representante no Conselho Deliberativo dessa unidade de conservação, onde é feito o trabalho de desenvolvimento da pesca artesanal de caranguejo. Um deles é o transporte dos crustáceos em basquetas (caixas de plástico), prática já adotada há bastante tempo em São João da Ponta.