Comércio
Foto: Cristino Martins/Ag. Pará
Os dados do Comércio Varejista paraense, em setembro de 2014, se comparados ao mesmo mês de 2013, na análise sem ajuste sazonal, mostram variação positiva de 1% no Índice de Volume de Vendas (IVV). Os resultados mostram, ainda, que nessa mesma série, o Índice de Receita Nominal (IRN) também variou positivamente e encerrou o mês em 5,2%.
O desempenho do IVV no comércio varejista paraense se apresenta inclusive maior que o desempenho do IVV nacional, que foi de 0,5%. É o que apontam os resultados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e sistematizados pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) em seu Boletim do Comércio Varejista.
Já em relação ao Índice com ajuste sazonal, no comparativo ao mês imediatamente anterior, agosto de 2014, o comércio varejista do Estado registrou recuo nas vendas e fechou o período com variação negativa do IVV em 0,34%. Esse resultado negativo acompanhou o desempenho de 10 unidades da federação no mês de setembro. Ainda na análise desse mesmo período, o IRN do Estado foi positivo em 0,36%.
A dinâmica do comércio varejista produz efeitos na arrecadação do ICMS do Estado. Nesse sentido, segundo o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), em setembro deste ano, foram arrecadados R$ 70,583 milhões de ICMS, contra R$ 67,732 milhões no mesmo período do ano passado, aumento de 4,2%. Esse aumento proporcionou maior participação do comércio varejista no montante arrecadado pelo Estado no setor Terciário, sendo 25% (setembro 2014) ante 23,16% (setembro 2013).