Desenvolvimento
Foto: Ascom Seicom
Nesta terça-feira (18), o Governo do Estado recebeu duas comitivas internacionais que chegaram a Belém para conhecer as potencialidades do Pará. No Centro Integrado de Governo (CIG), a comitiva formada por representantes de cinco empresas e do governo australiano se reuniu com a secretária de Estado de Indústria, Comércio e Mineração, Maria Amélia Enríquez, a fim de estreitar laços com o Governo do Pará, bem como conhecer o ambiente de negócios paraense.
As companhias presentes demonstraram interesse em se instalar no estado como fornecedores para a cadeia mineral. A intermediação para instalação dessas empresas está prevista no protocolo de intenções assinado ano passado entre a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e Vale.
Robert Trzebski, representante da Austmine, entidade público privada que representa 250 empresas que prestam serviços a mineradoras na Austrália, citou que é preciso considerar que o Brasil não é apenas o eixo Sul e Sudeste para investimentos. Segundo ele é preciso olhar além e considerar os estados que estão em crescimento, como o Pará, na região Norte do país.
Maria Amélia Enríquez, titular da Seicom, diz que a mineração representa quase um terço do Produto Interno Bruto do Estado e que o Pará contribui fortemente para o equilíbrio macroeconômico do Brasil, a partir do volume de divisas que gera de sua base mineral.
Ela considera que a vinda de novos investidores traz para o estado, além de oportunidades econômicas, grandes possibilidades de geração de emprego e renda, já que será possível criar bons parceiros locais. “A Seicom está de portas abertas para receber essas comitivas e apresentar as potencialidades locais. Esse tipo de conexão pode trazer crescimento a todos, à companhia, ao estado e à sociedade local, visto que, no Pará, a logística, os portos, o agrobusiness e vários outros setores estão em acelerado processo de expansão”. A comitiva australiana irá, ainda, conhecer a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, em Carajás, no município de Parauapebas.
Portugal
Na mesma manhã, um encontro de negócios deu início à uma programação entre Seicom, Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), representantes dos governos municipal e estadual, instituições de pesquisa, inovação e tecnologia, além de empreendedores locais e grupos de empreendedores portugueses que participarão, até o sábado, 22, da programação da Missão Reversa Portugal Pará, que reúne empresários de Portugal na capital paraense.
Durante a primeira rodada de apresentações, Maria Amélia Enriquez destacou na mesa redonda “Oportunidades de Negócios e Parcerias Público e Privadas”, o grande crescimento do Pará e seus índices acima da média nacional, além dos números positivos da geração de empregos nos últimos meses, o que sinaliza um ambiente de negócios muito positivo.
Nesta quarta-feira, 19, os empresários participam do Encontro de Negócios (business to business) com empresários paraenses, organizado pelo Centro Internacional de Negócios – CIN/Fiepa e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA). Na sequência, a comitiva deverá fazer visitas técnicas às empresas paraenses.
Na quinta-feira, 20, se integrará à comitiva Francisco Ribeiro Telles, Embaixador de Portugal no Brasil, e o Secretário de Estado dos Assuntos Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Luis Campos Ferreira. Eles participarão de nova rodada de negócios no auditório Albano Franco, da Fiepa, com a presença de autoridades do Governo do Pará, da Prefeitura de Belém e das entidades empresariais de indústria, comércio e agricultura, além dos empresários portugueses e paraenses.
A missão reversa tem o objetivo de atender o grupo português no Pará em contrapartida à comitiva paraense que esteve em Portugal, no mês de junho deste ano, por conta da inauguração do primeiro voo da TAP, na rota Belém-Lisboa. Com esta, a Seicom já recebeu, apenas no ano de 2014, outras seis comitivas internacionais que visam prospectar negócios no estado.