Urbanismo
Na próxima segunda-feira, 24, diversos técnicos de prefeituras municipais participarão da oficina “Tecnologias sociais de abastecimento de água na Amazônia”, que ocorrerá até o dia 27 no Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (Numa). O evento inicia a programação do II Fórum Paraense de Tecnologias Sociais, que será realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Rede Paraense de Tecnologias Sociais, nos dias 25 e 26 de novembro, com atividades gratuitas no Centur e na Fiepa/Senai.
A oficina visa compartilhar experiências que utilizam tecnologias sociais como forma de diminuir a incidência de doenças de veiculação hídrica em áreas rurais. Duas tecnologias serão abordadas: a de reaproveitamento de água de chuva, sob a responsabilidade do Grupo de pesquisa “Aproveitamento de Água da Chuva na Amazônia, Saneamento e Meio Ambiente da UFPA” (GPAC-Amazônia), e a de tratamento de águas superficiais (de rio), sob a responsabilidade da Funasa. A oficina conta, também, com a parceria do Centro de Estudos e Aplicações em Logística e Meio Ambiente (Cealma), cujo representante abordará sobre a conservação dos saberes, práticas e atividades relativas às águas.
Os técnicos participantes serão capacitados para elaborar e executar projetos voltados às regiões rurais dos seus municípios que envolvam a utilização das tecnologias sociais apresentadas na oficina. Além disso, serão apresentadas aos participantes as legislações pertinentes ao tratamento de água para consumo humano, com enfoque na visão ambiental.
“Queremos que os técnicos saiam da oficina sabendo as noções básicas sobre gestão dos recursos hídricos e compreendendo a importância das tecnologias sociais para a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais, principalmente as ribeirinhas”, explica o titular da Diretoria de Tecnologias Sociais da Secti, Evandro Ladislau.
Ao término da oficina, os participantes farão uma visita técnica na Ilha Grande e na Ilha do Maracujá, onde estão instaladas as tecnologias sociais trabalhadas durante a capacitação. Os interessados em participar da oficina ainda podem garantir a sua vaga enviando a ficha de inscrição (http://secti.pa.gov.br/sites/default/files/Ficha_de_Inscricao_Oficina.doc) até este sábado, 22, para o e-mail marluamoreira@gmail.com.
II Fórum de Tecnologias Sociais
Além da oficina, diversas atividades, como seminários e mesas-redondas, compõem a programação do II Fórum Paraense de Tecnologias Sociais. Um dos destaques é o seminário “Tratamento de esgotos sanitário em áreas rurais da Amazônia”, que será realizado no dia 26 de novembro e contará com a apresentação do Plano de Esgotamento Sanitário da Área Rural de Belém, da Agência Reguladora Municipal de Água e Esgoto de Belém (Amae), além da apresentação de tecnologias sociais voltadas ao saneamento básico, como a tecnologia do sanitário ecológico seco, desenvolvido pela Cáritas Belém.
O Fórum contará, também, com a Mostra “Circuito Tela Verde”, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que reúne 39 produções audiovisuais independentes sobre a temática socioambiental. Os visitantes do evento poderão conferir vídeos sobre boas práticas para o meio ambiente, sobre o uso racional da água, sobre sustentabilidade em comunidades tradicionais, entre outros temas, e ao término de cada eixo temático haverá um debate acerca dos assuntos abordados com pesquisadores e técnicos do Cealma.
As inscrições online para participar das atividades do II Fórum continuam até domingo, 23, e podem ser feitas pelo site oficial do evento: http://secti.pa.gov.br/tecnologias_sociais/.