Cultura

Fórum Nacional de Museus valoriza a criatividade do homem amazônico

O 6° Fórum Nacional de Museus, que será aberto nesta segunda-feira (24) no Hangar Conveções e Feiras da Amazônia, prosseguindo até o dia 28, terá como tema “Museus Criativos”. A perspectiva dos organizadores é que mais de 3 mil pessoas participem da programação, que valoriza vários exemplos de criatividade, como a dos artesãos de Abaetetuba (município do Baixo Tocantins) que dão formas e cores à fibra do miriti, transformando o material do interior de uma palmeira em brinquedos que encantam crianças e adultos e em objetos decorativos.

E foram os artesãos de Abaetetuba que criaram a instalação “A devoção que vem dos rios”, exposta durante o Fórum. A instalação é resultado de um workshop feito com 12 artesãos e reúne mais de 20 peças coletadas de embarcações regionais, em estaleiros situados em áreas ribeirinhas do Pará. Nas mãos dos artesãos, as peças viraram arte e expressões de fé, que mostram como esses artistas vêem o Círio de Nazaré, a maior festa católica dos paraenses.

No mês de outubro, quando acontece o Círio, a instalação foi montada na Estação das Docas, um dos principais pontos turísticos de Belém, e agora chega ao Hangar para apresentar ao público do Fórum um pouco da realidade amazônica, segundo Emanuel Franco, curador da exposição. “A devoção que vem dos rios retrata uma realidade que é nossa, a realidade amazônica, a realidade ribeirinha, a realidade artística do povo artesão e a fé que é marca dos paraenses”, definiu.

“A devoção que vem dos rios” ficará instalada no hall próximo aos elevadores do Hangar durante todo o período do evento, com visitação gratuita. O Hangar fica na Avenida Dr. Freitas, ao lado da Brigadeiro Protásio.


Tags

cultura HANGAR