Homenagem
Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará
Mais de 400 pessoas participaram na noite de sexta-feira (21), no anfiteatro do Instituto de Artes do Pará (IAP), do show de lançamento do projeto multimídia “Os pássaros – A música e o teatro popular do Pará”, composto por CD, DVD e livreto, que homenageiam o trabalho dos Pássaros Juninos. Com direção de Luiz Félix Robatto o show contou com artistas do novo cenário musical paraense, como as cantoras Camila Honda e Aíla, Pro.efX e Cronistas de Rua.
Idealizado entre os anos de 2012 e 2013, o projeto pretende reviver a cultura dos Pássaros Juninos, manifestação cultural exclusivamente paraense, realizada há quase quatro décadas, e que foi esquecida com o passar dos anos. O resultado do projeto resultou em um material multimídia, que mostra o conceito da manifestação, como ela foi criada e sua importância para os brincantes e guardiões dos Pássaros.
A radialista Iracema Oliveira, guardiã do Pássaro Tucano há mais de 30 anos, afirmou que esta é a concretização de um sonho, e espera que a cultura dos Pássaros Juninos caminhe para o seu devido reconhecimento. “É uma festa muito bonita que nós, brincantes de Pássaros, já merecíamos há muito tempo. Que este trabalho continue defendendo e prestigiando a cultura popular dos Pássaros Juninos em Belém”, acrescentou.
O estudante Carlos Allan Pereira vê o projeto como mais um divulgador da cultura do Pará. “Eu mesmo conheço muito pouco a cultura dos Pássaros, e acho pouco divulgado. Mas acredito que este projeto, com a qualidade que ele tem, consiga expandir e divulgar essa manifestação cultural, que é realizada só aqui em Belém, para todo o Estado e outros lugares do país”, declarou.
Tradição - Para a produção do show, o diretor Félix Robatto informou que as músicas foram mais aprimoradas, diferente da produção do CD. “A ideia foi substituir alguns instrumentos e colocar um pouco mais de arranjos modernos, para dar uma dinâmica prática durante o show”, disse ele. Desde a concepção do CD, Félix teve como objetivo aproximar novos públicos para a cultura dos Pássaros Juninos, sem desvirtuar da tradição, fazendo do evento uma grande homenagem. “A nossa intenção é chamar atenção do público mais jovem e aproximá-lo da cultura dos Pássaros”, concluiu.
O show também teve a participação de artistas do novo cenário musical paraense. A cantora Larissa Leite disse que quando foi convidada a fazer parte do projeto estava em início de carreira. “Eu estava começando a entrar nesse meio musical quando fui convidada para participar do CD. Então, pra mim é uma honra fazer parte deste projeto, que é de extrema importância para a cultura paraense. Achei que o resultado final do disco ficou muito interessante. Os arranjos ficaram bem modernos e os cantores procuraram colocar seu estilo em cada uma das músicas trabalhadas, sem perder a tradição dos Pássaros. Foi uma experiência incrível!”, declarou Larissa.
Para o presidente do IAP, Fábio Souza, desde o início do projeto a proposta foi trabalhar a valorização da cultura paraense. “O nosso maior desafio foi redescobrir uma manifestação cultural que é daqui, e ter meios para alcançar seu reconhecimento”, ressaltou. Segundo ele, o projeto foi construído por “muitas mãos”. “Nós apenas nos colocamos como interlocutores deste processo. A cultura, de maneira geral, precisa construir e solidificar o seu papel enquanto agente social transformador da sociedade, e quando isso acontecer, de fato, nós teremos novas plateias que consigam se sensibilizar com estas manifestações culturais”, afirmou.