Comemoração
Foto: Carlos Sodré /Ag. Pa
Uma cerimônia aberta ao público com o tradicional desfile da tropa festejará, em Belém, nesta segunda-feira, 24, data em que é celebrado o Dia do Bombeiro Paraense, os 132 anos da atuação do Corpo de Bombeiros no Estado do Pará. Durante a solenidade cívico-militar, que ocorre a partir das 19h30, no Comando Geral dos Bombeiros, na Avenida Júlio César, autoridades civis e militares também serão homenageadas com a maior comenda da corporação, a medalha Intendente Antônio Lemos.
Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros, João Hilberto Figueiredo, o momento também marca o crescimento obtido nos últimos anos pela corporação, que chega a quatro novos municípios: Canaã dos Carajás, São Miguel do Guamá, Salvaterra e Mojú. “Além deles, novas unidades da cooperação também estão sendo construídas em Itaituba, Breves, Cametá, Tailândia e Belém. Algumas delas já foram concluídas e outras seis serão entregues no início do ano que vem”, destaca.
Nos últimos quatro anos, os investimentos aplicados em obras e equipamentação da corporação totalizam mais de R$ 60 milhões. Além da construção de novas unidades, os recursos foram aplicados, entre outras coisas, na reforma de 14 quartéis, aquisição de 110 viaturas operacionais e reativação de outras 14 que estavam inoperantes. “Nunca antes da história da corporação os investimentos foram tão expressivos. Hoje, eles refletem na qualidade dos serviços prestados à sociedade”, avalia o comandante.
Segundo coronel Hilberto, para o próximo ano, um concurso público para o provimento de 300 novas vagas será realizado. “O edital deverá ser lançado no início do ano”, anuncia, acrescentando que, hoje, a média salarial de um bombeiro iniciante é de R$ 2,5 mil. “Os ganhos obtidos com os auxílios alimentação e fardamento e o aumento da gratificação do risco de vida foram consideráveis e impactaram nesse valor”, diz. Atualmente, três mil militares compõem o efetivo da corporação.
Atuação
Além de atuar em incêndios e catástrofes de todo tipo, os bombeiros também são responsáveis por ações preventivas - ao fiscalizar todo e qualquer estabelecimento, com exceção de residências familiares - e educativas fundamentais à comunidade. O Projeto Escola da Vida, que desde 1993 promove aulas a crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 15 anos, com conteúdo cultural, desportivo, de cidadania e educacional, é um exemplo de ação educativa. Hoje, 15 polos funcionam em 25 municípios do Estado.
Outra linha de atuação é voltada ao projeto Bombeiros da Vida, implantado desde 2002, em Belém, em uma parceria com o Banco de Leite Humano da Fundação Santa Casa. O projeto é voltado para atividades de sensibilização de mulheres que tiveram filhos recentemente e que estão amamentando, para o cadastramento de doadoras, coleta domiciliar de leite doado, divulgação em escolas, empresas, eventos e postos de saúde, entre outros. A finalidade é apoiar a amamentação exclusiva até os seis meses de vida, e estimular a doação de leite humano.
Serviço:
A solenidade cívico-militar em alusão aos 132 anos do Corpo de Bombeiros no Pará ocorre a partir das 19h30, no Comando Geral dos Bombeiros, localizado na Avenida Júlio César, n° 3000, Val de Cães.
Tags
corpo de bombeiros Segurança
Anexos
Solenidade celebra 132 anos do Corpo de Bombeiros no Pará