Socioeducação
Foto: Ascom Fasepa
Os muros internos da Unidade de Atendimento Socioeducativo em Benevides, na Região Metropolitana de Belém (RMB), transformaram-se em verdadeiras telas de arte com o resultado da oficina “Pintura Mural”, uma ação que estimula a criatividade artística dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). Ministrada pelo arte educador Augusto Fonseca, a oficina trabalha com linhas e cores abstratas, que retratam o cotidiano e os interesses de vida dos internos.
O trabalho já é desenvolvido em outras unidades socioeducativas e transforma o ambiente em espaços também de manifestação do pensamento do interno. “A oficina está produtiva e a turma é bem criativa. Agora estamos trabalhando linhas abstratas, e em seguida vamos ensina-los sobre desenho e pintura. Digo para eles que não são muros, e sim telas. E eles são os artistas”, explica Augusto Fonseca.
A atividade será desenvolvida por tempo indeterminado, podendo se estender a mais unidades de internação e semiliberdade da Fasepa. Atualmente 323 adolescentes estão em uma das unidades socioeducativas de internação, semiliberdade ou internação provisória. Destes, 60, com idade entre 16 e 18 anos incompletos, estão na unidade de Benevides.