Cultura
A partir desta quarta-feira (3), o Instituto de Artes do Pará (IAP) inicia a programação oficial do Circuito das Artes 2014, quando serão apresentados os resultados das bolsas de pesquisa, criação e experimentação nas áreas de dança, música, teatro, artes visuais e produção audiovisual. Para iniciar a programação, no dia 3 será apresentado o espetáculo “Santa Pocilga de Misericórdia”, de Kauan Amora. O espetáculo será realizado no teatro da Unipop (Universidade Popular), a partir das 19 h, com entrada franca.
De acordo com Kauan, o espetáculo todo foi baseado no curta “Um conto de amor”, de Jean Genet. Tendo como cenário uma prisão fictícia, ele conta as histórias vividas por seis prisioneiros que tiveram suas vidas sempre à margem da sociedade, mas que se relacionam afetivamente dentro daquele espaço de convívio, movidos pela devoção a uma santa – Santa Pocilga de Misericórdia. São seis histórias diferentes, mas que se convergem, envolvendo temas como amor, sexo e erotismo, entre outros assuntos conflitantes para a sociedade.
O projeto parte da ideia de abordar teatralmente, e de maneiras diferentes, assuntos relacionados ao universo LGBT, abordando sexualidade, erotismo e amor entre iguais. “Apesar de trabalharmos temas que ainda geram certo conflito ao serem discutidos pela sociedade, esperamos que o público se comova. É um espetáculo que tem um lado profano e religioso, ao mesmo tempo”, acrescenta Kauan Amora.
Ainda no dia 3 haverá, no teatrinho do IAP, a partir das 19 h, o relato de experiência do projeto “Arte e território(s)...”, de Antônio Botelho, cujo projeto foi desenvolvido em Marabá, município do sudeste do Pará.
Serviço: Circuito das Artes 2014. Data: 3 de dezembro, as 19 h, com o espetáculo “Santa Pocilga de Misericórdia”, de Kauan Amora, no Teatro da Unipop – Avenida Senador Lemos, 557, entre Dom Pedro I e Dom Romualdo de Seixas, bairro Umarizal.
- Relato de experiência dos projetos “Arte e Território(s)...”, de Antônio Botelho, as 19 h, no Teatrinho do IAP – Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica Santuário de Nazaré. Entrada franca.