Cultura
Vinte e três crianças com idade entre 6 e 11 anos, que integram turmas de Musicalização, se apresentaram nesta terça-feira (2) no segundo dia do Festival de Música Brasileira do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). Elas cantaram três músicas do maestro paraense Waldemar Henrique. Os estudantes foram acompanhados pelo músico Rodolfo Santana, ao piano, e a regência foi do professor Ronaldo Morais.
Esta foi a primeira experiência do grupo com o público durante um festival. “Não é fácil encarar o público, e para uma primeira apresentação foi muito bom”, disse o professor Ronaldo Morais, que há um ano leciona nas turmas de iniciação musical do instituto.
Formado em licenciatura em música pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), Ronaldo é especialista em artes e acredita que o Festival de Música Brasileira, evento promovido anualmente pelo IECG com o objetivo de disseminar a música popular, proporciona esse primeiro contato do estudante com a música. “É uma forma de engajar o aluno que está começando a fazer o primeiro contato com a música e incentivá-lo no aprendizado musical”.
Além da turma de musicalização, a programação apresentou um trio de MPB formado por Manoel das Mercês (cavaquinho), Joelson Silva (percussão) e pelo professor D’milson Cardoso. O Festival de Música Brasileira começou na segunda-feira (1) e vai até sábado (6). Criado há 30 anos pela professora e pianista Dóris Azevedo, o evento contribui para disseminar a cultura brasileira por meio da música.
Este ano, o festival chega à 30ª edição homenageando o compositor cearense Alberto Nepomuceno, considerado o “pai” do nacionalismo na música erudita brasileira. A programação apresenta recitais de professores, alunos, músicos convidados e instrumentistas que integram os grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes. Toda a programação tem entrada franca, com recitais em dois horários, às 10h30 e às 18h, sempre na sala Ettore Bosio.
Tags
carlos gomes cultura
Relacionadas
-
Cultura
Festival Pan-Amazônico de Cinema vai debater gênero, meio ambiente e movimentos sociais
Após sete anos de pausa desde sua última edição, realizada em 2012, o Festival Pan-Amazônico de Cinema 2019 (Amazônia DOC), terá sua 5ª edição a partir da quinta-feira (30), com programação até 7 de j... -
Remição de pena
'Leitura que Liberta' completa um ano no Centro de Recuperação do Coqueiro
-
Tradições
Semana de Museus no Pará evidencia o universo simbólico e cultural dos rios
-
Concerto
Amazônia Jazz Band faz apresentação especial no Teatro Da Paz
-
Coliseu das Artes
Espaço São José Liberto recebe projeto de dança de salão
-
Reconhecimento
Seaster encerra Semana do Artesão com serviços de cidadania
-
Dia do Artesão
Estado apoia projeto de lei que beneficia o artesanato paraense
-
Cultura e liberdade
Secult leva arte a vários espaços para celebrar a luta da mulher
Março chegou, e com ele as programações alusivas ao Dia Internacional da Mulher – 8 de Março. A fim de fortalecer o movimento de mulheres, principalmente no âmbito do empreendedorismo, o Governo do Pa... -
'Reinsere'
Campanha de arrecadação de livros incentiva a educação no cárcere
-
Cultura
Exposição sobre Saramago segue em cartaz até o dia 17 de fevereiro, em Belém