Cultura

Coro da Musicalização encanta público no Festival de Música Brasileira

Vinte e três crianças com idade entre 6 e 11 anos, que integram turmas de Musicalização, se apresentaram nesta terça-feira (2) no segundo dia do Festival de Música Brasileira do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG). Elas cantaram três músicas do maestro paraense Waldemar Henrique. Os estudantes foram acompanhados pelo músico Rodolfo Santana, ao piano, e a regência foi do professor Ronaldo Morais.

Esta foi a primeira experiência do grupo com o público durante um festival. “Não é fácil encarar o público, e para uma primeira apresentação foi muito bom”, disse o professor Ronaldo Morais, que há um ano leciona nas turmas de iniciação musical do instituto.

Formado em licenciatura em música pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), Ronaldo é especialista em artes e acredita que o Festival de Música Brasileira, evento promovido anualmente pelo IECG com o objetivo de disseminar a música popular, proporciona esse primeiro contato do estudante com a música. “É uma forma de engajar o aluno que está começando a fazer o primeiro contato com a música e incentivá-lo no aprendizado musical”.

Além da turma de musicalização, a programação apresentou um trio de MPB formado por Manoel das Mercês (cavaquinho), Joelson Silva (percussão) e pelo professor D’milson Cardoso. O Festival de Música Brasileira começou na segunda-feira (1) e vai até sábado (6). Criado há 30 anos pela professora e pianista Dóris Azevedo, o evento contribui para disseminar a cultura brasileira por meio da música.

Este ano, o festival chega à 30ª edição homenageando o compositor cearense Alberto Nepomuceno, considerado o “pai” do nacionalismo na música erudita brasileira. A programação apresenta recitais de professores, alunos, músicos convidados e instrumentistas que integram os grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes. Toda a programação tem entrada franca, com recitais em dois horários, às 10h30 e às 18h, sempre na sala Ettore Bosio.


Tags

carlos gomes cultura