Joia do Pará

Designer do Polo Joalheiro é classificada para o concurso AuDITIONS Brasil

A designer de joias Brenda Lopes, integrante do Programa Polo Joalheiro do Pará, e quatro alunas do curso de Bacharelado em Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa) são autoras de projetos selecionados entre os 100 melhores, na etapa classificatória da 11ª edição do  AuDITIONS Brasil 2014/2015 - o maior concurso de design de joias em ouro do mundo, promovido pela mineradora de ouro AngloGold Ashanti. A lista “Top 100” foi divulgada na segunda-feira (1º).

O tema desta edição do concurso é “Recombinações”, e aborda ideias, elementos ou conceitos que se juntam para criar novos conceitos e perpetuar a lógica da inovação, representativa da atualidade. Foram enviados 905 projetos de todas as regiões do Brasil. O Pará participou com 46 inscrições.

As universitárias Hanna Condurú Rezende, Yasmim Cascaes Campelo, Thaise Daria Farias e Isabella Brito criaram seus projetos sob a coordenação de Rosângela Gouvêa, designer de joias e chefe do Departamento de Design Industrial e professora do Curso de Design da Uepa, que preparou uma turma especialmente para participar do concurso.

Para Brenda Lopes, a conquista é válida e gratificante, por ser uma forma de exportar o design realizado no Pará. “Levo comigo não só a minha criatividade, mas também esse compromisso de consolidar e valorizar as raízes da região. Para a carreira, é um salto muito grande estar entre os 100”, destacou a designer, que se formou em 2012, pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam), e tem participado de workshops e mostras, como a exposição “Joias de Nazaré 2014”, promovida pelo Polo Joalheiro. Brenda já foi premiada, em 2012, pelo “Top Student”, concedido pelo Iesam.

Três designers paraenses do Polo Joalheiro do Pará já foram finalistas do AuDITIONS Brasil: Clara Amorim (2006/2007), Lídia Abrahim (2010/2011) e Selma Montenegro (2012/2013). Ano passado, pela primeira vez, o Pará foi um dos três Estados a receber a exposição itinerante das joias vencedoras do concurso. A exposição foi instalada no anfiteatro do Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto.

A segunda e última etapa do AuDITIONS Brasil 2014/2015 vai premiar três joias na categoria “Designer” e uma na categoria “Revelação”. O nome dos vencedores e o título dos projetos serão divulgados no evento de premiação, marcado para maio de 2015. Consagrado como referência global na área, o concurso oferecerá aos primeiros colocados prêmios que variam de R$ 5 mil a R$ 30 mil em barras de ouro.

Mais informações sobre o concurso no site auditionsbrasil.com.br


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