Cultura
Ismael Machado, Marcelo Damaso, Alfredo Garcia Bragança, Vicente Franz Cecim, Franciorlys Viana, Gil Vieira Costa, Anselmo de Souza Gomes, Patrícia Rameiro, Luiz Augusto Pinheiro Leal, Emir Hermes Bemerguy e José Antônio Neto terão seus livros lançados nesta quinta-feira (11), as 19 h, na sede do Instituto de Artes do Pará (IAP). O lançamento será aberto ao público.
Contemplados na 12ª edição do Prêmio IAP de Artes Literárias, os 11 escritores receberam 500 cópias de cada obra. Dentre os premiados estão os jornalistas Marcelo Damaso, com o romance “Iracundo”; Vicente Cecim, com “Breve é a febre da terra”, também romance; Alfredo Garcia Bragança, com “Cartografias Diáfanas”, na categoria poesia, e Ismael Machado, com o livro-reportagem “Golpe, contragolpes e guerrilhas: o Pará e a ditadura militar”.
O lançamento terá ainda o trabalho do escritor Emir Hermes Bemerguy, inscrito por sua filha, Lila Bemerguy, que resgatou o trabalho “Enquanto eu me lembro”, agora lançado in memorian. Na categoria Ensaio foram publicados os livros “Espaços em Trânsito: múltiplas territorialidades da arte contemporânea paraense”, de Gil Vieira Costa, e “Gladiadores de escassa musculatura: sociabilidade, literatura e responsabilidade intelectual na Amazônia”, de Luiz Augusto Pinheiro Leal.
Outro escritor premiado é Franciorlis Freitas Viana, com “Fantasilhoso”. Ao lado dele está Patrícia Rameiro, com “Quando dançam as cores”, ambos na categoria Conto. Na literatura infanto-juvenil são apresentados os livros “Entre pai e filhos”, de José Antônio de Sousa Neto, e “Salomão pelas janelas”, de Anselmo de Sousa Gomes.
Ampliação - Considerado um dos prêmios literários mais importantes do país, o Prêmio IAP de Artes Literárias foi criado há 12 anos, e até hoje já publicou 59 obras. Escritores, como Carlos Corrêa Santos, Aílson Braga, Dand Moreira, Daniel Leite, Nilson Oliveira, Guaracy Brito Júnior, Antônio Juraci Siqueira, Aldrim Figueiredo e João Bosco Maia tiveram obras publicadas com o selo do Instituto, tornando o IAP uma referência em incentivo à literatura.
Desde a 11ª edição, o número de categorias literárias aumentou de cinco para oito gêneros, nos quais foram incluídos “Ensaio”, “Memorialística”, “Livro-reportagem” e “Dramaturgia”. Devido ao seu aprimoramento, o Prêmio IAP de Artes Literárias tem sido reconhecido nacionalmente e se destacado em importantes publicações, como a do jornal “Cândido”, da Biblioteca Pública do Paraná, que coloca o Instituto como “o principal incentivador local de literatura (...) que viabiliza a publicação de diferentes gêneros, além de promover cursos de formação para escritores e agentes de leitura”.
Já na 12ª, os gêneros e composições literárias recebem nomes de importantes escritores paraenses, homenageados em forma de prêmio. São eles Prêmio Nazareno Tourinho, para dramaturgia; Prêmio Maria Lúcia Medeiros, para conto; Prêmio Haroldo Maranhão, para romance; Prêmio Vicente Salles, para ensaio; Prêmio Max Martins, para poesia; Prêmio Heliana Barriga, para literatura infantil; Prêmio Euclides “Chembra” Bandeira, para livro-reportagem, e Prêmio José de Campos Ribeiro, para memorialística.
Lista completa dos livros que serão lançados
Prêmio Vicente Salles
1. Gil Vieira Costa - Ensaio - ‘’Espaços em Trânsito: múltiplas territorialidades da arte contemporânea paraense‘’
2. Luiz Augusto Pinheiro Leal - Ensaio - ‘’Gladiadores de escassa musculatura: sociabilidade literatura e responsabilidade intelectual na Amazônia”
Prêmio Maria Lúcia Medeiros
3. Franciorlis Freitas Viana - Conto - ‘’Fantasilhoso’’
4. Ana Patrícia Ferreira Rameiro - Conto - ‘’Quando dançam as cores’’
Prêmio José de Campos Ribeiro
5. Emir Hermes da Cunha Bemerguy (in memorian) - Inscrição efetuada por sua filha, Lila Rosa de Sousa Bemerguy - Memorialístico - “Enquanto eu me lembro”
Prêmio Heliana Barriga
6. José Antonio de Sousa Neto - Literatura infanto-juvenil - ‘’Entre pais e filhos’’
7. Anselmo de Sousa Gomes - Literatura infanto-juvenil - ‘’Salomão pelas janelas’’
Prêmio Max Martins
8. Joaquim Alfredo Guimarães Garcia (Alfredo Garcia – Bragança) - Poesia - ‘’Cartografias diáfanas’’
Prêmio Euclides “Chembra” Bandeira
9. Ismael Soares Machado - Livro-reportagem - ‘’Golpe, contragolpes e guerrilhas: o Pará e a ditadura militar’’
Prêmio Haroldo Maranhão
10. Vicente Jesus de Araújo Cecim (Vicente Franz Cecim) - Romance - ‘’Breve é a febre da terra’’
11. Marcelo Damaso de Araújo - Romance - “Iracundo”
Serviço: Lançamento das obras do Prêmio IAP de Artes Literárias. Noite de autógrafos nesta quinta-feira (11), as 19 h, na sede do IAP – Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica Santuário de Nazaré. Entrada franca.