Visita
A Estação das Docas, maior complexo turístico da cidade, e o Mangal das Garças, ambos administrados pela Organização Social Pará 2000, receberam na tarde desta terça-feira, 16, a visita de um grupo de empresários japoneses da Isetan Mitsukoshi Holdings Ltd, rede varejista de lojas de departamento com o maior faturamento do mundo. Acompanhado de representantes da Apex Brasil, da Suriana Consultoria e do grupo Y.Yamada, os empresários conheceram alguns dos principais aparelhos turísticos do estado.
Na Estação das Docas, o grupo degustou a culinária paraense na peixaria Spazzio a Bordo. A cervejaria Amazon Beer, produtora de premiadas cervejas artesanais feitas com frutas paraenses, como a Stout Açaí, também foi parada de degustação dos visitantes. Mas os sabores que mais agradaram o grupo foram os sorvetes de açaí e tapioca da Cairu, considerada uma das melhores do Brasil. Hirotsugu Shibata, diretor geral da Isetan Mitsukoshi, fez questão de usar o que aprendeu do português para elogiar as iguarias.
No Mangal das Garças, a rica biodiversidade amazônica chamou a atenção dos visitantes. Em receptivo preparado pela Pará 2000, o grupo acompanhou a alimentação das garças e a soltura das borboletas que nascem diariamente no parque. O Guará (Eudocimus ruber), ave de expressiva reprodução no Mangal, foi uma das que mais chamou atenção dos empresários. O motivo: a cor avermelhada da ave, atribuída pela sua alimentação rica em carotenoides. “Estas aves são lindas, de uma cor incrível. Fico muito agradecida com a recepção do parque. Isso faz toda a diferença”, destacou Angela Hirata, diretora da Suriana Trading, empresa facilitadora de negócios.
Ainda no parque, o grupo pôde apreciar o pôr-do-sol visto do Farol de Belém, torre de 47 metros com vista panorâmica para a cidade e para o Rio Guamá. Além de comtemplarem as belezas naturais, o grupo conheceu a cultura do povo indígena Assurini na exposição Awaeté do Xingu, que está instalada no Armazém do Tempo. A visita terminou com degustação da culinária paraense no Restaurante Manjar das Garças.
Acompanhando o grupo, a empresária Neuza Yamada, diretora do Grupo Y.Yamada, contou que a visita faz parte de uma parceria que está sendo alinhavada. “A visita faz parte de um projeto que prevê a parceria entre Pará e Japão com o intuito de produzir uma exposição da cultura amazônica no Japão”.