Cultura
Em continuidade aos relatos de pesquisa e apresentações artísticas que vem sendo realizadas desde o dia 3 de dezembro, o Instituto de Artes do Pará recebe nesta quinta-feira, 18, as fotógrafas Paula Sampaio e Tamara Saré, com os trabalhos “Folhas Impressas” e “Vida de Várzea – Poética da Alternância”, respectivamente. As pesquisadoras vão relatar as experiências vivenciadas no processo de oito meses de trabalho, onde o olhar via fotografia foi o condutor de seus processos.
Graduada em Comunicação Social (UFPA) e especialista em Semiótica (PUC/MG), Paula Sampaio traz em seu projeto “Folhas Impressas” um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas no Centro Histórico de Belém, com o objetivo de documentar e divulgar o patrimônio imaterial e material desta área da cidade, através de imagens e memórias orais, editadas em jornais tabloides com circulação gratuita. A ideia é que esses impressos sejam distribuídos aos próprios moradores, em formato de jornal tabloide.
Arquiteta de formação, a fotógrafa Tamara Saré é natural de Santarém e seu vínculo com a região do Baixo Amazonas está presente neste novo projeto. “Vida de Várzea – Poética da Alternância” faz uma investigação visual pela fotografia em dois momentos distintos: na paisagem da várzea da região do Baixo Amazonas, especificamente nas comunidades de Saracura, município de Santarém, e Curralinho e na vila de pescadores em Monte Alegre. Os dois trabalhos serão comentados e discutidos no Teatrinho do IAP.
Serviço: Relatos de pesquisa das fotógrafas Paula Sampaio e Tamara Saré, dentro do Circuito das Artes do IAP. Nesta quinta-feira, 18, às 19h, no Teatrinho do IAP – Praça Justo Chermont, 236. Entrada franca.