Cultura
Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira (19) e no sábado (20), o Instituto de Artes do Pará (IAP) encerra as atividades do Circuito das Artes 2014. Os resultados das Bolsas de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística, apresentando trabalhos de Edith Marques, Advaldo Castro Neto, Thays Oliveira Reis, Thiago Albuquerque e Rafael Couto. A Praça da Bíblia, em Ananindeua (município da Região Metropolitana de Belém), receberá o espetáculo “Um Novo Corpo”, da coreógrafa e bailarina Edith Marques. O projeto é um estudo do Gestual Butoh, originário do Japão, com relação à identidade amazônica, sob os aspectos históricos e científicos, utilizando formas de experimentação em que a imagem do corpo Butoh se reflete nas ações mais complexas do cotidiano do povo amazônida.
No teatro do IAP, o pesquisador Advaldo Castro Neto mostrará ao público a memória do cantor Walter Bandeira e do Grupo Gema. Mestre em Artes e graduado em filosofia, Advaldo fez um recorte entre 1981 e 1996, por meio de pesquisas documentais com diferentes suportes. O resultado é um trabalho de relatório minucioso, que reúne todas as referências do período.
No sábado, a bailarina Thays Reis apresentará “Fosse in foco”, na sala de dança do IAP. Com mestrado em Artes, especialista em Pedagogia da Dança e atual campeã brasileira de dança esportiva em cadeira de rodas, a bailarina realizou uma pesquisa sobre as coreografias do dançarino, coreógrafo e diretor norte-americano Robert Louis Fosse (Bob Fosse), importante artista do jazz.
Às 19 h, o músico, pesquisador e compositor Thiago Albuquerque mostrará o trabalho “Arte Ciência Transmórfica”, um estudo de cantos de pássaros de várias espécies da Amazônia, transformados em música, dentro de uma ação sobreposta e simultânea entre música, ornitologia, bioacústica, física e geometria.
Quem encerra o Circuito das Artes é o ator, diretor, dramaturgo e arte-educador Rafael Couto, com o espetáculo teatral “A entidade capturada na imagem”. Seu projeto foi desenvolvido a partir de estudos de arquétipo e entidades, utilizando o trabalho da máscara do teatro para expressar o poder de mitos e entidades presentes nas religiosidades ligadas à floresta e ao imaginário amazônico.
Serviço: Apresentações da Bolsa de Criação Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística do IAP – 2014. Sexta-feira (19), as 18 h, na Praça da Bíblia, e as 19h30 no teatrinho do IAP. No sábado (20), as 19 h, no teatrinho do IAP, e as 20 h no anfiteatro do IAP. Todas as apresentações são abertas ao público.