Diplomacia
O encontro foi acompanhado pelo adido da Marinha Alemã, Bernd Kuhbie, e outras autoridades (Foto: RedePara.Web.ViewModels.Sgn.Foto?.credito)
O governador Simão Jatene recebeu, na manhã desta terça-feira, 10, no Palácio do Governo, em Belém, a visita do embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengilman. O encontro, acompanhado pelo adido da Marinha Alemã, Bernd Kuhbier, foi marcado por assuntos como relações exteriores, desenvolvimento sustentável e investimento em pesquisas na Amazônia.
“O Estado sempre estará de portas abertas para qualquer parceria que forneça desenvolvimento e beneficio à nossa população. E esse diálogo é fundamental para começar qualquer tipo de relação, seja por conta de investimentos financeiros, seja devido ao intercambio cultural, enfim. E no caso da Alemanha, particularmente, isso toma uma dimensão maior por que não é de hoje que o Pará sempre teve uma boa relação com o Estado germânico. O interesse pelas questões ambientais, por exemplo, é um dos temas que mais nos aproxima”, afirmou Jatene.
Na conversa, o governador citou exemplos de programas realizados pelo Governo do Estado na área de sustentabilidade, como o Municípios Verdes e o Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Pará. “O desenvolvimento sustentável sempre foi uma de nossas principais bandeiras. Por ser da Amazônia e por entender a realidade da região, conseguimos implantar com esses dois programas uma revolução no modelo de desenvolvimento do Estado, fazendo o progresso o e a preservação ambiental caminhar lado a lado”, destacou o chefe do Executivo.
Dirk Brengilman elogiou os programas de desenvolvimento sustentável realizados pelo Estado e disse que o governo da Alemanha está disposto a estreitar parcerias com o Pará, principalmente nas áreas de pesquisa acadêmica voltadas para a sustentabilidade da região. “O principal interesse da Alemanha não é se apresentar como mero doador, mas sim como parceiro do Estado em pesquisas e investimentos, tanto na área de intercâmbio acadêmico como na questão climática e energética. Afinal, sabemos a importância dessa região para o mundo”, explicou o embaixador.
A agenda de Dirk Brengilman no Pará segue até esta quarta-feira, 11. O embaixador vai se reunir com diversos secretários de Estado para discutir questões mais específicas sobre parcerias e investimentos na região.
Tags
cooperação internacional
Relacionadas
-
Educação
Curso de ecologia leva estudantes paraenses para a Noruega
-
StartupsPará e Irlanda querem firmar parceria para fomentar a inovação tecnológica
-
StartupsPará e Irlanda querem firmar parceria para fomentar a inovação tecnológica
-
Visita oficialGovernos do Pará e Canadá discutem possibilidade de parcerias em logística
-
Força-tarefaBombeiros paraenses atuarão no apoio a famílias em Moçambique
-
CooperaçãoDiretores do Centro Regional para a América Latina conhecem Instituto Confúcio em Belém
-
Japão
Simão Jatene discute intercâmbio com vice-governador da Província de Yamagata
O intercâmbio de conhecimento e as relações comerciais e culturais entre Pará e Japão foram alguns dos temas discutidos durante o encontro entre o governador Sim&atil...