Tecnologia

Reunião da Abep em Belém apresenta soluções para a área de TIC

Representantes de empresas estatais da área de tecnologia da informação e comunicação de todo o Brasil participam até esta sexta-feira (13), no Hotel Princesa Louçã, em Belém, da 109ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos e 10ª Reunião de Gerentes Técnicos. O encontro, realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), por meio da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), apresenta soluções na área de Tecnologia e Informação (TI), desenvolvidas pelas afiliadas da Abep.

A abertura do evento, na manhã desta quinta-feira (12), contou com a participação de Alex Fiúza, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Técnica e Tecnológica (Sectet); de Theo Pires, presidente da Prodepa e Lourenço Monteiro, diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa e anfitrião do evento.

Com o objetivo de promover a integração e a atualização de conhecimentos de gestores e técnicos responsáveis pela execução das políticas governamentais de Tecnologia da Informação e Informática em todo o país, o encontro está sendo coordenado por Lourenço Monteiro, da Prodepa e Napoleão Lemos Filho, vice-presidente de Tecnologia da Abep. "A ideia é que nós consigamos apropriar novidades boas em benefício de todas as associadas e, principalmente, em benefício da sociedade", declarou Theo Pires.

O secretário Alex Fiúza destacou a importância da reunião para integração das ações na área de tecnologia. "Sectet e Prodepa têm aproximado os trabalhos e acreditamos que trabalhando em rede e de maneira solidária, possamos vencer os obstáculos conjunturais para obtenção de resultados, que envolvem investimentos, recursos financeiros. Quanto mais nós nos integrarmos solidariamente, a nossa possibilidade de superação é maior", afirmou.

À tarde, a programação foi aberta com a apresentação "Infovias Digitais". A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) apresentaram seus projetos de infovias digitais. Em seguida, Fernando Nunes, diretor de Tecnologia e Comunicação da Prodepa, apresentou a Metrogepa. A Rede de Fibra Ótica do Governo do Estado (Metrogepa) interliga órgãos públicos estaduais da capital e da Região Metropolitana de Belém e é composta de 250 km de cabos lançados com recursos do Governo do Estado.

Segundo Lourenço, coordenador regional do evento, as ações são sempre em prol de melhorar o serviço que as empresas estatais de tecnologia prestam à sociedade. "Esperamos com isso, gerar uma economia de recursos financeiros, conseguindo trabalhar mais, gerando mais resultados e gastando menos", falou. 

A programação do dia foi encerrada com a apresentação do planejamento da implantação da Universidade da Abep, a UniABEP. 


Tags

prodepa tecnologia

Relacionadas