Condolências
O Governo do Pará emite nesta sexta-feira (3) nota de pesar pelo falecimento do empresário Junichiro Yamada, presidente do grupo Y.Yamada, um dos maiores grupos empresariais do Estado. Junichiro Yamada estava em São Paulo (SP), onde fazia tratamento no Hospital Sírio Libanês ha cerca de dois meses.
O governador do Pará, Simão Jatene, diz na nota que, "mais do que nascer aqui, ser paraense é um jeito próprio, adotado por todos aqueles que escolheram o Pará para viver, trabalhar e ajudar a desenvolver o Estado. Junichiro Yamada foi um desses que carregava em si um pouco desse 'paraensismo', da nossa força e capacidade de realização. Junichiro deixa uma história, uma trajetória de vida e superação, assim como o exemplo de permanente confiança no Pará e nos paraenses. Aos familiares e amigos, desejo força nesse momento de profunda tristeza".
Junichiro Yamada faleceu aos 89 anos. Ele chegou ao Pará junto com seus pais, Yoshio e Aki Yamada, no mesmo navio que trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao território paraense. Sempre ao lado do pai, ajudou a instalar em Belém a primeira loja do grupo, que viria se tornar uma das maiores redes do segmento supermercadista e de magazine do Estado, com várias lojas na capital e no interior.