Assistência
Separada do companheiro desde dezembro, com quem teve uma menina, hoje com cinco anos, a manicure Letícia Brito, 35, encontrou na Central de Libras do Pará o canal que precisava para buscar orientação acerca do conflito que vive com o ex-marido e a garantia de que a sua surdez não será impedimento para acessar os serviços públicos necessários para solucionar a questão. Utilizando-se da linguagem dos sinais, a manicure explicou sua situação e conseguiu, nesta quarta-feira, 27, agendar atendimento em um dos Centros Especializados de Assistência em Belém.
Natural do município de Tucuruí, no sudeste do Estado, Letícia vive em Belém há quase seis anos, e vem tentando resolver a situação do conflito familiar há algum tempo. Entretanto, não tinha ideia de qual órgão procurar. Foi quando chegou até o setor de acolhimento psicossocial da Central. Amanhã, 28, acompanhada de uma intérprete, ela já será atendida no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
O procedimento, que ainda é novidade para grande parte da população de Belém e Região Metropolitana, faz parte da rotina da Central, que há noves meses funciona no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), em Belém, com a missão de promover o acesso de deficientes auditivos (que perdem esse sentido após uma lesão ou doença) e surdos (congênitos) aos serviços públicos, minimizando as barreiras de comunicação. Para isto, a Central disponibiliza intérpretes para acompanhar os usuários do serviço em atividades ligadas à saúde, cidadania e justiça.
De acordo com a terapeuta Adriana Sá, técnica de referência da unidade, desde a sua inauguração a Central de Libras vem ampliando a assistência ao seu público-alvo. Atualmente, cerca de 40 atendimentos são realizados mensalmente. “A demanda tem crescido com passar do tempo, sobretudo quanto ao acompanhamento em consultas médicas e demais serviços de saúde. O primeiro contato, na maioria das vezes, é presencial”, informa.
A Central funciona sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Os serviços de interpretação e tradução, prestados com o intuito de facilitar o acesso das pessoas surdas ou com deficiência auditiva aos serviços públicos, também compõem o Plano Estadual de Ações Integradas para Pessoas com Deficiência, o “EXISTIR”.
Serviço: A Central de Libras funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizada no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), que funciona na Avenida Almirante Barroso, nº 1765. Os serviços podem ser acessados pessoalmente na unidade, via internet, pelo email centraldelibras@seas.pa.gov.br ou Skype, e pelos telefones (91) 3277-3674 / 3276-1339 / 3277-4214.
Tags
assistência social SEASTER
Relacionadas
-
Segurança
Catadores de material reciclável recebem equipamentos de proteção individual
-
Articulação
Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes é tema de reunião
-
Cidadania
Governo quer ampliar rede de parceiros e alcance das ações da Fundação ParáPaz
-
Paragominas
Estado presta assistência aos desabrigados após fortes chuvas
-
Reconhecimento
Seaster encerra Semana do Artesão com serviços de cidadania
-
Dia do Artesão
Estado apoia projeto de lei que beneficia o artesanato paraense
-
Palestras
Seaster orienta mulheres sobre segurança alimentar
-
Cultura e autonomia
Venezuelanas participam de semana de valorização da mulher Warao
-
Concurso Público
Mais de 900 inscritos comparecem às provas da Seaster
-
Seaster
Mais de mil candidatos devem fazer prova de concurso no domingo