Meio ambiente

Diretor do GCF destaca ações do Pará pela sustentabilidade

O governador Simão Jatene reuniu-se nesta segunda-feira (15) com William Boyd, membro da Universidade do Colorado (EUA) e diretor executivo da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF), que faz esta semana o encontro anual, promovendo debates e painéis. Pouco antes, o governador paraense concedeu entrevista para a organização do GCF, que produz um documentário sobre o trabalho conjunto dos 26 Estados e províncias de sete países que compõem o grupo.

Para William Boyd, o Pará tem dado passos firmes no sentido de demonstrar que é possível conciliar a preservação do meio ambiente e a produção para garantia de trabalho e renda para as populações locais. “Com experiências de políticas públicas, o Pará pode demonstrar o esforço que tem feito com vários programas e, com isso, comprovar ao mercado que os governos locais têm como buscar parcerias para avançar ainda mais com essas medidas”, disse.

Conforme relatou o governador Simão Jatene, o desafio é enfrentado por vários governos, mas é preciso construir parcerias que possam permitir um novo momento, além do combate ao desmatamento, possibilitando o fomento e fortalecimento do setor produtivo para alcançar o mercado da chamada economia verde. “Sabemos que os mecanismos de comando e controle têm um teto. É preciso mais para que se constitua de fato um novo cenário produtivo”, assinalou.

“É preciso um conjunto de mecanismos, entre eles incentivos, para levar o protagonismo para as sociedades locais, para o próprio setor produtivo. Se o homem simples não se perceber corresponsável por esse novo momento, ser de fato o protagonista de um novo momento, não temos como avançar. É necessário então que se garanta o empoderamento pelas sociedades locais. Afinal, cada vez mais o mercado busca por produtos que venham de um processo produtivo menos agressivo. O GCF tem papel fundamental pois dialoga com os governos locais e com representantes do mercado, podendo construir sólidas parcerias”, disse Jatene.

O Pará marca presença na reunião anual do GCF, em Barcelona, na Espanha, ao lado de 26 Estados e províncias de sete países, ao longo desta semana. A programação inclui sessões de debates, painéis e ampla discussão sobre meio ambiente e sustentabilidade, reforçando o esforço conjunto desenvolvido entre governos, instituições financeiras, empresas privadas, instituições de pesquisa e ensino e organizações não governamentais.

Leia mais:

Governadores colocam em pauta economia verde e financiamento para redução do desmatamento:

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=113489

Pará integra força-tarefa mundial sobre clima e florestas:

http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=113420


Tags

desenvolvimento sustentável Economia Meio Ambiente