Frente Integrada

Belém e Ananindeua recebem ações de cidadania e saúde do Estado

Neste sábado, 27, uma ação integrada reuniu diversos órgãos estaduais para a realização de duas programações simultâneas que ofertaram serviços de saúde, cidadania, orientação jurídica, documentação civil e assistência social às populações de Belém e Ananindeua.

Coordenada pela Fundação Pro Paz, a programação contou com  a parceria da Defensoria Pública do Estado, secretarias de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Saúde Pública (Sespa) e Segurança Pública e Defesa Social (Segup), além da Prefeitura de Belém.

Em Belém, a ação se concentrou na Escola Estadual Márcio Aires, localizada no bairro do Tapanã, onde foram ofertadas 200 carteiras de identidade, 150 carteiras de trabalho, 1ª e 2ª vias de Certidão de Nascimento, fotografias 3x4 e atendimento jurídico. Duas Unidades Móveis da Sespa garantiram serviços em saúde, como vacinação contra hepatites virais e testes rápidos de HIV, além de atendimentos em clínica geral, pediatria e ginecologia.

A Prefeitura de Belém assegurou cadastro para programas sociais e benefícios como o Cheque Moradia, Bolsa Família e Passe Fácil, além de apoio nos serviços de saúde por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), somando, nessa frente, cerca de 3000 atendimentos.

Já em Ananindeua a ação foi levada à Escola La Salle, no bairro do Icuí, somando 200 identidades, 100 carteiras de trabalho, 1ª e 2ª vias de Certidão de Nascimento e fotografias 3x4 emitidas gratuitamente, além dos serviços ofertados pela Defensoria Pública e pela Secretária Estadual de Saúde Pública (Sespa).

Débora Stefanny, 19 anos, moradora de Ananindeua, soube da ação e correu para garantir a primeira via da sua carteira de trabalho. “Estou fazendo alguns concursos e procurando emprego, e esse documento era fundamental nesse processo. O serviço foi rápido e organizado e já estou saindo com a minha carteira em mãos”, afirmou.

Para Juliana Almeida, 28 anos, do Tapanã, a ação também veio na hora certa. “Perdi minha carteira de identidade na semana passada e estava preocupada em como iria tirar a minha segunda via, já que trabalho durante a semana. É muito bom que estes serviços sejam sempre ofertados para a população.”

Para o coordenador do Pro Paz Cidadania, Vagno Ramos, o aumento da procura da população pelos serviços mostram a importância desse tipo de ação integrada. “Sempre procuramos levantar as principais demandas da população durante a realização dessas ações. A emissão de documentos e aos atendimentos em saúde são os que mais a população procura, por isso sempre buscamos garantir que eles sejam ofertados, assim como os demais, pois ter o reconhecimento e satisfação de quem sai daqui com um problema resolvido é o que atesta o cumrpimento da nossa missão", destacou.

Além dos bairros do Tapanã e Icuí, a Casa da Justiça e Cidadania, em Belém, também recebeu neste sábado a ação da Fundação Pro Paz.


Tags

Cidadania propaz Saúde SEASTER segup sejudh SESPA