Desenvolvimento
Foto: Antônio Silva/Ag. Pará
O embaixador Manuel de La Camara Hermoso visita o estado pela primeira vez e afirma que "o Pará é a grande fronteira do futuro no país" (Foto: RedePara.Web.ViewModels.Sgn.Foto?.credito)
O Governador Simão Jatene recebeu o embaixador da Espanha, Manuel de La Camara Hermoso, que veio ao Pará junto com representantes de empresas espanholas que tem interesse em investir no Estado. O encontro, realizado na manhã desta terça-feira, 14, no Palácio do Governo, foi marcado pela apresentação das expertises do Grupo Tragsa, empresa estatal da Espanha, e pelos projetos de infraestrutura que estão sendo desenvolvidos pelo Estado do Pará, como o programa Municípios Verdes e a Ferrovia Paraense (Fepasa).
Para o embaixador Manuel Hermoso, o Pará tem um enorme potencial de desenvolvimento. “O estado do Pará é o segundo maior do país e tem uma grande capacidade nas áreas de infraestrutura, transporte, meio ambiente e turismo. Cerca de 90% das empresas espanholas estão concentradas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e eu sempre falo para que elas olhem para essa parte do Brasil, especialmente para o Pará que é a grande fronteira do futuro no país”, afirmou o embaixador que visita o estado pela primeira vez.
O governador Simão Jatene destacou que Brasil e Espanha têm identidades comuns e muitas complementaridades. “A grande questão é identificarmos isso e ver como a gente pode estreitar relações que proporcionem o desenvolvimento desse país que se chama Pará”, opinou o governador ao declarar que o Estado é uma das mais belas e diversas unidades da Amazônia, com uma fantástica concentração de recursos naturais que contrastam com indicadores sociais precários.
O secretário geral da Tragsa, José Quintanilla, informou que a empresa está instalada há um ano e meio no Pará, em parceria com a construtora Cabrera, onde desenvolve alguns projetos nos municípios de Belém, Santarém, Itaituba e Marabá, nas áreas de saneamento e habitação. Alguns desses projetos estão sendo desenvolvidos em parceria com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e o interesse do grupo é expandir a parceria para as áreas de infraestrutura, ordenamento urbano e turismo.
“O Pará é a terra das oportunidades. Acredito que depois desse encontro com o governador teremos a oportunidade de ampliar nossas parcerias no Estado. Temos vontade de crescer e fazer novos trabalhos aqui, em áreas que também fazem parte da nossa carteira comercial como consultoria e engenharia”, explicou José Quintanilla, que acredita que a empresa pode auxiliar na administração pública contribuindo para o desenvolvimento do estado, conforme experiência ocorrida na Espanha.
Participaram da reunião o conselheiro de agricultura, alimentação e meio ambiente da Embaixada da Espanha no Brasil, Luis Benito Ruiz; a conselheira comercial da Embaixada da Espanha no Brasil, María Amelia Guzmán Martínez-Valls; o diretor geral da empresa Tragsa Brasil, Félix Díaz de Rada Santos; os representantes comercial da Tragsa Brasil, Fernando Carmona Cabrera e Flávio Carmona Cabrera; o gerente nacional da Projar, Bernardo Llorca; além da coordenadora de Relações Internacionais do Governo do Pará, Larissa Chermont, e do secretário de Estado para o Programa Municípios Verdes, Justiniano Netto.
Tags
desenvolvimento econômico Você e o Governador Investimento
Relacionadas
-
CULTURA
Capanema destaca cultura, tradição e potencial econômico no Pavilhão dos Municípios
Capanema esteve entre os municípios que participaram do Pavilhão dos Municípios, realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, consolidando sua presença como uma das cidades de desta... -
CULTURA
Capanema destaca cultura, tradição e potencial econômico no Pavilhão dos Municípios
Capanema esteve entre os municípios que participaram do Pavilhão dos Municípios, realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, consolidando sua presença como uma das cidades de desta... -
CULTURA
Capanema destaca cultura, tradição e potencial econômico no Pavilhão dos Municípios
Capanema esteve entre os municípios que participaram do Pavilhão dos Municípios, realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, consolidando sua presença como uma das cidades de desta... -
Protagonismo
Simineral reforça protagonismo da mineração paraense na FIPA 2026
O Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) participa da FIPA 2026, um dos principais eventos da indústria paraense, e reforça o protagonismo da mineração no desenvolvimento econ... -
Imprensa & Desenvolvimento
ACP reúne imprensa em almoço institucional e lança Prêmio de Comunicação no Pará
A Associação Comercial do Pará promoveu, na última quarta-feira (29), um almoço institucional que reuniu profissionais da imprensa paraense, entre jornalistas, comunicadores e representantes de divers... -
Desenvolvimento sustentávelMovimento Parauapebas Cidade Universitária é lançado para fortalecer ensino superior e nova matriz econômica
-
Desenvolvimento sustentávelMovimento Parauapebas Cidade Universitária é lançado para fortalecer ensino superior e nova matriz econômica