Verão







Foto: Ascom CBMPA
Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil Municipal, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Cruz Vermelha trabalham de forma integrada nos fins de semana do veraneio, e neste sábado (25) os agentes fizeram a segurança de milhares de banhistas que aproveitaram o dia nas principais praias da ilha de Outeiro.
Vinte voluntários da Cruz Vermelha e 26 da Defesa Civil Municipal entregaram a pulseira de identificação para crianças e folders contendo dicas de prevenção de acidentes, além de auxiliar os socorristas do Corpo de Bombeiros nos atendimentos de primeiros-socorros.
O serviço mais procurado na Praia Grande foi a pulseira de identificação, pois a ocorrência mais comum no local é a de crianças perdidas. A banhista Gilvana Barros, mãe de Yasmim Paes, de 6 anos, mostrou preocupação com a segurança da filha assim que chegou à praia. Ela procurou a barraca dos bombeiros para identificar a filha. “Pedi a pulseira para identificar a minha filha, porque com a identificação tenho mais segurança e posso me divertir à vontade na praia”, comentou.
O major Helton Araújo, do Corpo de Bombeiros, coordena o serviço de guarda-vidas na ilha de Outeiro. Ele diz que no fim de semana o banhista deve atentar para a maré baixa (seca) e, em seguida, para a subida, quando veranistas já alcoolizados tendem a tomar banho de rio, correndo o risco de afogamento. Por esse, motivo no domingo (26), os guarda-vidas vão ultrapassar o horário de atuação do serviço de proteção balneária até às 19h.
O major Helton também atua no serviço de prevenção, entregando folders com dicas de risco de acidentes na praia às famílias que frequentam Outeiro. “Estamos fazendo a entrega de folders com dicas de prevenção de acidentes para as famílias, pois esses panfletos são um meio de chamar atenção dos banhistas sobre os cuidados que devem ter na praia”, frisou.
O veranista Lutenberg Vieira, morador de Belém, que aproveitou o sábado com a esposa na Praia Grande, considera importante o serviço de prevenção dos bombeiros. “A entrega de folders com dicas de prevenção é importante na praia, porque isso orienta os veranistas sobre os cuidados que devem ter. Muitas pessoas chegam à praia com intenção de se embriagar e se esquecem dos riscos”, disse.
O soldado do Corpo de Bombeiros Michael Carvalho, que atua como guarda-vidas na Praia Grande, destaca que nos domingos, dia de maior concentração de veranistas, os militares redobram a atenção com crianças que brincam com boias e que ficam sozinhas na praia, porque correm risco de afogamento.
Segundo o major Helton, foi elaborada em 2014 uma premiação de guarda-vidas padrão em Outeiro, que este ano está na segunda edição, e tem o objetivo de valorizar o servidor da corporação que atua na praia considerada de maior complexidade no serviço de guarda-vidas. Os critérios adotados pelo comandante são assiduidade de horário, boa execução do trabalho preventivo e ativo no mar e conhecimento pleno sobre salvamento aquático.
Os socorristas do Corpo de Bombeiros registraram neste sábado uma ocorrência de curativo de objeto perfuro cortante, em uma jovem de 11 anos, e fizeram o procedimento em parceria com voluntário da Cruz Vermelha.