Lazer e Saúde
O projeto Vida Ativa na Terceira Idade, desenvolvido em quatro polos de Belém, está com as inscrições abertas para o segundo semestre de 2015. O projeto é mantido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e foi criado em 1999, como forma de garantir melhor qualidade de vida a pessoas com idade acima de 50 anos. O período de matrícula vai de 10 a 14 de agosto para os alunos antigos, e de 17 a 21 para os novos alunos. As aulas começam dia 25 e ninguém paga nada pelo atendimento. Os documentos necessários para matrícula são cópia da identidade e do comprovante de endereço, uma fotografia 3x4 e um atestado médico acompanhado de laudo do cardiologista.
Os locais de inscrições são:
Sede da Tuna Luso Brasileira - Avenida Almirante Barroso, de terça a sexta-feira, no horário de 7h30 às 11h30 e de 14h às 18h
Grêmio Literário Português - Avenida Augusto Montenegro, às 3ª e 5ª feiras, pela manhã e tarde.
Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa Paraense (Asalp) - Rodovia Mário Covas, de 8h as 12h.
Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) - Às 3º e 5º feiras, sempre pela parte da manhã.
A coordenadora do projeto, professora Kátia Rocha, avisa que qualquer pessoa pode participar, mas precisa levar os documentos exigidos, sobretudo o laudo do cardiologista. As modalidades ofertadas no projeto são alongamento, dança, voleibol, natação, aerodança e yoga. O projeto também trabalha a interação do idoso por meio de programações festivas como bailes de carnaval, festas junina e passeios, entre outros. Cerca de 900 pessoas são atendidas pelo projeto na Região Metropolitana de Belém.
Interiorização - A Seel quer ampliar os núcleos de atendimento do projeto Vida Ativa na Terceira Idade em várias cidades do interior do Estado. Para isso, a secretária Renilce Nicodemos está estudando propostas dos municípios interessados em compor parceria com a Seel para avançar com as ações das políticas de atenção aos idosos. “Precisamos formalizar parceria com os municípios. A meta é crescer cada vez mais com atenção especial às pessoas da terceira idade”, destacou.