Segurança
Foto: Ascom CBMPA
Treze militares do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) estão participando do estágio básico para formação de condutores de cães. Promovido pela primeira vez na corporação, a formação visa capacitar os bombeiros a conduzir os cães durante o resgate de vítimas em diferentes situações.
O estágio iniciou na última semana e segue até a próxima quarta-feira, 30, com instruções teóricas no Centro de Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (CFAE), e instruções práticas em áreas externas.
No último sábado, 26, a capacitação foi realizada em uma grande construção na rodovia Mário Covas, em Ananindeua. Lá, os militares participaram de simulado com os cães das raças labrador, golden retriever e pastor alemão, onde os animais foram utilizados para detectar possíveis vítimas de desabamento.
O capitão QOBM Éden Neruda, que é especialista na área, está coordenando o estágio, e segundo ele esse método de trabalho contribui para diminuir o tempo/resposta no atendimento das ocorrências e também reduz os riscos de acidentes com os bombeiros, que ficam expostos em áreas atingidas.
O oficial do CBM almeja realizar futuramente na corporação um curso mais amplo, onde os militares poderão obter conhecimento sobre a Cinoterapia (terapia realizada com auxilio de cães em crianças portadoras de necessidade especial).
A cabo BM Inês Teixeira é medica veterinária e está participando do estágio. Ela vai levar o aprendizado para o quartel dos bombeiros de Marituba, local onde trabalha. “Pretendo repassar o conhecimento para os meus amigos de Marituba, e colocar em prática nas ocorrências as técnicas de busca de vítimas com os cães, pois os animais agem em um tempo menor”, disse a militar.
O sargento BM João Santos e o Cabo BM Claudio Junior são instrutores do estágio, e estão ministrando as aulas teóricas e práticas, baseados nos conhecimentos adquiridos na especialização que participaram em Brasília pela Força Nacional.
O estágio conta com a colaboração do Major QOBM Josafá Varela, que é um dos seis militares do Corpo de Bombeiros especialistas no atendimento de ocorrência com cães em toda região do Pará.
“O estágio básico para formação de condutores de cães é um fator que contribui para criação definitiva de um canil do Corpo de Bombeiros em Ananindeua, e também no município de Marabá, onde os militares do Corpo de Bombeiros que tem afinidade com os animais poderão atuar com os cães nas ocorrências de áreas colapsadas”, afirmou o major Varela.