Capacitação

Detran inicia I Curso de Motociclista Operacional para agentes de trânsito

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) deu início, nesta terça-feira (13), ao I Curso de Motociclista Operacional para agentes da área de Fiscalização e Operação de Trânsito do órgão. A capacitação está sendo ministrada por instrutores da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Guarda Municipal de Belém (Gbel).

O curso terá carga horária de 60 horas-aula, com disciplinas teóricas e práticas e será realizado em duas fases: eliminatória e classificatória. “Esta capacitação é um desejo antigo dos nossos agentes e, por meio dela, pretendemos qualificar e habilitar nossos servidores, a fim de que eles possam planejar, coordenador e executar operações que envolvam a utilização de motocicletas, de forma otimizada e segura. Para isso, é essencial que os alunos adquiram conhecimentos táticos e técnicos. É uma iniciativa que, com certeza, vai marcar o início do primeiro grupamento de motociclistas operacionais do Detran”, disse o coordenador de Operações, Walmero Costa.

Além dos agentes do Detran que atuam na capital e nos municípios de Marabá, Castanhal, Itaituba, Capanema, Santarém e Abaetetuba, o curso de Motociclista Operacional tem a participação dos agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Secretaria Municipal de Trânsito de Ananindeua (Semutran).

Durante o curso serão ministradas as seguintes disciplinas: Gerenciamento de Crise, Mecânica de Motocicleta, Primeiros-Socorros, Técnica de Pilotagem, Fiscalização de Motocicletas, Radiofonia, Procedimentos Táticos – Gestos e Sinais, Procedimentos Táticos – Embarque e Desembarque, Procedimentos Táticos – Formação Tática e Procedimentos Práticos – Operacionais com Moto. Também serão ministradas aulas de prática em pistas com pavimento regular (asfalto e quadra), com pavimento irregular (pista off road, areia, terrenos alagados) e pistas com obstáculos (calçadas, gangorras e escadarias).

Durante a abertura, realizada na sede do Detran, em Belém, o diretor geral do Detran, Nilton Atayde, pediu empenho dos participantes ao longo da qualificação, e garantiu que este será o primeiro de diversos outros treinamentos que a instituição pretende oferecer aos servidores. “É importante que tenhamos uma visão institucional, o pensar coletivo. O investimento realizado na qualificação do servidor público significa mais qualidade e melhor prestação de serviços e atendimento à população”, destacou Atayde.

Nesta terça-feira também tiveram início as aulas práticas, no Estádio Olímpico do Pará, o “Mangueirão”. A capacitação prossegue até o dia 5 de novembro.

Tags

capacitação detran trânsito

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder