Atendimento
Foto: Ascom CBMPA
Militares do Grupamento de Socorro e Emergência do Corpo de Bombeiros Militar do Pará estão participando da Operação Ágata 10, que está sendo realizada em várias tribos indígenas do Pará com a parceria da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa) e do Exército Brasileiro. Os três órgãos já visitaram 15 tribos que ficam localizadas próximo ao Suriname, e atenderam cerca de 360 índios com o serviço de testes de HIV, sífilis, hepatite C e verificação de glicemia. Palestras e treinamentos de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) também fazem parte da programação.
Os Bombeiros, Exército e Sespa visitaram as tribos Tiriyó e Cachuyana nas aldeias Missão Nova, Missão Velha, Turrento, Orokofa Nova, Orokofa Velha, Oroiento, Beira do Rio e ribeirinhos Omentanampa.
De acordo com o Corpo de Bombeiros mais quatro aldeias receberão o atendimento dos órgãos nesta terça-feira, 27. Também serão beneficiados com estes serviços os militares do Exército Brasileiro e da Aeronáutica que atuam nas áreas indígenas.
Segundo o Sargento Nascimento, do Corpo de Bombeiros, na última semana uma indígena foi resgatada durante a operação Ágata 10. Ela estava em trabalho de parto de risco, e foi necessário utilizar pela equipe de resgate um veículo improvisado para o atendimento (trator), que percorreu a distância de 36 km para entregar a parturiente aos serviços de uma unidade médica da região.
A operação está contando com o apoio do Cabo Gil, do Exército Brasileiro, que é intérprete da língua indígena, e faz a conversação com os caciques das aldeias, para autorização da entrada da equipe do Corpo de Bombeiros e da Sespa nas aldeias para realizar os serviços de saúde e as palestras e treinamentos de APH.