Destaque
Foto: Secom
O centro gastronômico será implantado ao longo dos próximos dois anos no Complexo Feliz Lusitânia, às margens da Baía do Guajará, em Belém (Foto: RedePara.Web.ViewModels.Sgn.Foto?.credito)
O pavilhão do Brasil na Expo Milão, na Itália, ficou lotado de turistas do mundo inteiro dispostos a conhecer mais sobre os encantos e as delícias de sabores da Amazônia durante a Exposição Universal de Milão, que reúne tradição, cultura e inovação de mais de 150 países. Com o tema “Alimentando o mundo com soluções”, o Brasil revela na Europa não apenas sua importância como produtor e exportador de alimentos, mas também o uso de tecnologias avançadas de maneira sustentável na agricultura.
Neste sábado (31), a expectativa é para o último dia de degustação do público, que alcança número recorde: já são mais de 20 milhões de visitas durante todo o evento. No pavilhão do Brasil, os turistas lotaram o auditório para conferir palestras sobre gastronomia e experimentar um pouco das ervas, frutas e diversas comidas típicas de Belém do Pará.
Doces de bacuri, sucos de cupuaçu e taperebá, chocolates da Amazônia e cervejas artesanais, além de pratos típicos como o Tacacá, tiveram destaque. O Italiano Massimo Garibaldi, 33 anos, experimentou o famoso tacacá de Belém e disse nunca ter provado algo parecido. “É bem diferente e gostoso. Deixa a boca tremendo e aquece bastante. Uma delícia!”, contou.
Na feira internacional foram lançados, neste fim de semana, pela Prefeitura de Belém e Governo do Pará, o evento “Diálogos Gastronômicos”, que vai promover o encontro de chefs renomados de vários países na capital paraense em agosto de 2016. Também foi apresentado o projeto de criação do Centro Global de Gastronomia e Biodiversidade da Amazônia.
A vice-prefeita de Belém, Karla Martins, esteve em Milão representando o Pará. “A gastronomia é modelo de desenvolvimento para a região, dos ribeirinhos aos grandes restaurantes. O turismo gastronômico fortalece toda uma cadeia produtiva que coloca o Estado do Pará em destaque internacional”, disse.
Destaque – Em matéria veiculada pelo “Jornal Nacional”, da Rede Globo de Televisão, na noite desta sexta-feira (30), a jornalista Ilze Scamparini mostrou as riquezas da culinária paraense e destacou a criação do centro gastronômico como a valorização da cultura paraense. Toda essa gama de informação sobre a gastronomia do Pará foi exposta no pavilhão do Brasil na Exposição Universal, na cidade italiana.
O centro será implantado ao longo dos próximos dois anos no Complexo Feliz Lusitânia, às margens da Baía do Guajará, em Belém, e prevê uma estrutura com escola de gastronomia, laboratório de alimentos, barco-cozinha, museu e restaurante, que poderá oferecer ao púbico nacional e internacional um ambiente propício a trabalhos sobre gastronomia e biodiversidade em diversas dimensões, como pesquisa, ensino, formação, fomento econômico e divulgação turística e cultural, entre outros.
“Belém tem um elemento determinante e fundamental para isso, que é a gastronomia que melhor representa o Brasil, com características bem peculiares e uma variedade ímpar de ingredientes. Esse conjunto de coisas colabora para o sucesso dessa iniciativa, que faz uma articulação entre gastronomia, sustentabilidade e meio ambiente. Foi a coragem para ousar que nos levou, mesmo sob críticas, a transformar isso em algo muito maior", disse o governador Simão Jatene no lançamento do projeto, no dia 15 de outubro deste ano, na capital paraense.
A proposta de criação do centro também faz parte das comemorações dos 400 anos de fundação de Belém, e foi apresentada ao Governo do Pará e à Prefeitura de Belém por um conjunto de organizações da sociedade civil, lideradas pelo Instituto Paulo Martins (entidade que promove e divulga a gastronomia paraense e amazônica e que organiza anualmente o festival Ver-o-Peso), o instituto Atá (presidido pelo chef Alex Atala e principal instituição brasileira que trabalha a relação homem-alimento) e o Centro de Empreendedorismo da Amazônia (fundado em 2015 com o objetivo de estimular negócios sustentáveis e inovação na região). Veja no link a matéria exibida pelo "Jornal Nacional". (Com informações da Prefeitura de Belém)
Tags
Turismo cultura Belem400anos
Relacionadas
-
Gratuito
Festival Psica estreia edição de verão no Marajó com Duda Beat, Tribo de Jah e Mombojó
A praia de Joanes, na Ilha do Marajó, será palco da primeira edição do Festival Psica no Verão Amazônico nos dias 17 e 18 de julho. Com entrada gratuita, o evento reúne artistas nacionais, atrações da... -
Literatura
Arquiteta paraense Carla Abreu lança livro de crônicas em Belém no dia 18 de junho
A estreia da arquiteta paraense Carla Abreu na literatura será celebrada no dia 18 de junho, com o lançamento do livro Corte A, em Belém. O evento ocorre às 18h, no Atrium Quinta das Pedras, e contará... -
CULTURA
Capanema destaca cultura, tradição e potencial econômico no Pavilhão dos Municípios
Capanema esteve entre os municípios que participaram do Pavilhão dos Municípios, realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, consolidando sua presença como uma das cidades de desta... -
CULTURA
Capanema destaca cultura, tradição e potencial econômico no Pavilhão dos Municípios
Capanema esteve entre os municípios que participaram do Pavilhão dos Municípios, realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, consolidando sua presença como uma das cidades de desta... -
CULTURA
Capanema destaca cultura, tradição e potencial econômico no Pavilhão dos Municípios
Capanema esteve entre os municípios que participaram do Pavilhão dos Municípios, realizado no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, consolidando sua presença como uma das cidades de desta... -
Sonora Brasil circula pelo país com o tema Reverberações Afro e Indígenas
O Sesc apresenta a 28ª edição do Sonora Brasil, um dos principais projetos de circulação musical do país, que neste ano traz o tema “Reverberações Afro e Indígenas”. A abertura oficial será realizada... -
Desenvolvimento
Governo federal une ministérios para ampliar crédito e incentivar empreendedorismo no turismo
O Governo Federal deu mais um passo para fortalecer o empreendedorismo e impulsionar a economia do turismo brasileiro. Foi oficializada nesta semana uma parceria estratégica entre o Ministério do Turi...