Oficina

Educadores da Susipe participam de capacitação ofertada pela Universidade Federal do Pará

Durante três dias, servidores de 20 unidades penais mantidas pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) participam de um encontro que vai nortear a construção de novos Projetos Político Pedagógicos (PPP) para também serem utilizados nas Unidades Prisionais do Estado. A oficina “Diálogos em Educação”, realizada na sede da Susipe nos dias 10 a 12 de novembro, é um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA) que tem como objetivo a qualificação e capacitação de professores, coordenadores pedagógicos e técnicos em Educação.

Apesar de já estar em sua 5ª versão, esta é a primeira vez que o “Diálogos em Educação” atende profissionais que atuam no sistema penitenciário. “A oficina é uma demanda do próprio sistema. Quando percebemos que os profissionais da Susipe estavam extremamente interessados em se capacitar, mas tinham dificuldade em ser assistidos em outras esferas, a UFPA procurou ajudar. Prova disso é que essa oficina integra a Jornada de Extensão da Universidade, que está atendendo mais de 4 mil profissionais pelo Estado”, explica a coordenadora do evento e professora do Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA), Socorro Coelho.

Durante as 20 horas aula de capacitação, os servidores que atuam com educação nas unidades prisionais da Região Metropolitana de Belém (RMB), Paragominas e Abaetetuba, vão compreender de maneira prática quais os principais aspectos a serem adotados na elaboração de novos Planos Pedagógicos. “A ideia é que, a partir dessa capacitação, nós possamos dar uma nova formatação aos Planos já existentes, buscando novos instrumentos que qualifiquem esses PPP's em vertentes diferentes da que estamos acostumados, a partir do olhar científico da UFPA”, observa a gerente da Divisão de Educação Prisional (DEP), da Susipe, Aline Mesquita.

Atualmente, a Susipe tem mais de 1,6 mil detentos envolvidos em atividades educacionais. “O aumento de 2011 para os dias de hoje é de 106%. Considero esse dado uma revolução na Educação dentro do sistema penitenciário paraense. A oficina certamente irá nos ajudar a chegar ainda mais longe”, afirma o diretor do Núcleo de Reinserção Social (NRS), Ivaldo Capeloni. A parceria para a capacitação de educadores do sistema penitenciário já existe desde 2014, com o início do curso de Especialização de Jovens e Adultos Privados de Liberdade (EJA), a única ofertada por uma Instituição de Ensino Superior Federal em todo o país.

Para o superintendente da Susipe, Cel. André Cunha, as oportunidades criadas a partir da aproximação com a UFPA, como a oficina, terão reflexo direto na educação dos detentos. “Com o apoio da Universidade estamos dando amplitude na qualificação dos nossos profissionais e, assim, agindo diretamente na qualidade da Educação ofertada dentro das unidades prisionais”, afirma.

Tags

capacitação susipe

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder