Segurança

Corpo de Bombeiros comemora 133 anos de serviços prestados à sociedade

Nesta terça-feira (24), os 2.931 bombeiros militares de 25 municípios divididos em 38 unidades operacionais do Estado comemoraram os 133 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA). A data foi festejada em uma cerimônia no comando geral, com presença de militares, representantes do governo do Estado e sociedade civil. Só neste ano, o Corpo de Bombeiros Militar atendeu 13.770 ocorrências na Região Metropolitana de Belém.

Para o titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Segup), Jeannot Jansen, o Corpo de Bombeiros é um dos mais destacados órgãos da segurança pública do Estado. “Comemorar 133 anos de uma instituição representa muito para o Estado, e esta comemoração é para o soldado do fogo, o reconhecimento da sociedade por esses excelentes serviços prestados”, disse.

Durante a cerimônia, autoridades do Estado, sociedade civil e militares receberam as medalhas de mérito Comenda Intendente Antônio Lemos e da Defesa Civil. Foram homenageados, entre outros, a presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia, Rosangela Brandão; o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt; o presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), Simão Bastos, e o delegado geral do Pará, Rilmar Firmino.

O Corpo de Bombeiros mantém parcerias com diversas instituições mantidas pelo Estado, como o Banco de Leite da Santa Casa. “A parceria da Santa Casa com o Corpo de Bombeiros já existe há mais de dez anos. Ela é fundamental na captação de doadoras e na melhora da coleta de leite materno para os recém-nascidos que assistimos. Esta é uma parceria essencial, que salva vidas todos os dias”, disse Rosângela Brandão.

O comandante geral do CBMPA, coronel Nahum Fernandes, foi homenageado com a medalha da ordem do mérito Imperador Dom Pedro II e destacou a qualidade do serviço prestado pelos militares. “O Corpo de Bombeiros tem o objetivo de atender bem a nossa sociedade como um todo. Nesses 133 anos faço referência a nossa tropa, que cumpre o trabalho com determinação em busca de auxiliar as pessoas que estão em uma situação difícil. Como sempre digo: ‘não nos pergunte se somos capazes, nós dê a missão’”, afirmou.

O comandante também destacou o trabalho feito pelos bombeiros durante um mês no município de Barcarena, auxiliando a população que enfrentava as consequências do naufrágio do navio Haidar, que transportava cerca de cinco mil gados vivos. “Mobilizamos 200 homens por quase um mês para auxiliar a população, em parceria com os demais órgãos do Estado, num trabalho intenso a fim de garantir atendimento às maiores necessidades naquele momento”, destacou.

Social – Além da preservação da vida por meio do combate a incêndios, resgate em acidentes e outras situações que fazem parte das ações do Corpo de Bombeiros, a corporação também responde por uma série de ações sociais e de cidadania. Há dois anos participando do Projeto Escola da Vida no polo de Santa Izabel do Pará, Ruane Ivanilde, 14, tem no currículo dois prêmios de melhor redação no concurso promovido pelo projeto. Neste ano, ela concorreu com 60 redações dos 20 polos do projeto.

“Depois de dois anos no projeto sinto muitas mudanças na minha vida, pois aprendi coisas que a gente acha que nunca vai aprender na escola, como primeiros-socorros e salvamento. Tenho certeza que quero entrar na carreira militar. Quero entrar no Exército, e assim que puder, ingressar na Polícia Militar”, conta ela, que recebeu o prêmio das mãos do secretário Jeannot Jansen.

A corporação também tem colaborado em ações fora do quartel, apoiando, por exempplo, a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis Visão Pioneira, de Icoaraci, que já existe há doze anos e congrega 240 famílias. “A gente nem sonhava em participar de um evento desses. Pensava que isso era só para gente rica, e hoje estamos aqui”, disse a coordenadora da cooperativa, Nádia da Luz. O Corpo de Bombeiros colabora com a cooperativa fornecendo o material que pode ser reciclado, além de ceder ônibus para transporte em eventos e ajudar a inserir as crianças e adolescentes no Projeto Escola da Vida.

“Eles nos ajudam com orientações de primeiros-socorros nas creches onde os nossos filhos estudam, fornecimento de água mineral e também com apoio em equipamentos. Quando ganhamos um carro no ferro velho, eles nos ajudam a cortá-lo para podermos vender. Não temos palavras para agradecer. Conhecer o coronel Nahum e toda essa equipe foi muito bom para nós, pois a gente se sente valorizada quando o comandante do Corpo de Bombeiros vai até a nossa comunidade, nos ouve e se preocupa conosco. Só temos a agradecer”, completou a líder comunitária.

A carreira de bombeiro militar é reconhecida não só pela população. O governo do Estado vem assegurando ganhos à categoria. Em setembro deste ano, foram promovidos 795 militares, entre coronéis, tenentes-coronéis, capitães, majores e praças. Além disso, também foi aberto o concurso público com 330 vagas para a corporação, 300 para soldado e 30 para oficiais, com remunerações que variam de R$ 1.005,71 a R$ 5.469,59.


Tags

corpo de bombeiros Segurança