Descontos

Foto: Cristino Martins/Ag. Pará
Neste sábado (28), vai ter Feira do Pescado no estacionamento do Santuário de Fátima, na avenida Duque de Caxias. Pelo menos três toneladas de pescado serão postas à venda. A Feira vai funcionar no horário das 8 às 14 horas, oferecendo peixes e derivados de pescado a preços acessíveis, por meio da venda direta da indústria para o consumidor.
A programação de feiras para este ano prevê a realização de mais duas, ambas no estacionamento do Centur. A próxima Feira do Pescado está prevista para cinco de dezembro e a última do ano deverá ocorrer no dia 19 de dezembro.
As Feiras do Pescado integram a política da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) de estímulo ao consumo de produtos de origem pesqueira para aumentar o mercado consumidor e, com isso, levar ao crescimento da produção pesqueira e aquícola no Pará.
De acordo com o último resultado do cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) do Pará, a atividade econômica que mais cresceu dentro do meio rural paraense foi a de produção florestal e pesca, com 7% de aumento no ano de 2013, movimentando R$ 2,3 bilhões dentro da economia paraense.
Os setores aquícola e pesqueiro são considerados prioritários para o desenvolvimento dentro do Estado. Para isso, o governo do Pará vem trabalhando não só com a expansão do mercado consumidor interno como com a implantação de mecanismos de incentivo para a aquicultura e pesca.
Prova é que o setor ganhou atenção especial dentro do Pacto pela Produção e Emprego lançado pelo governador Simão Jatene em agosto deste ano, fazendo com que o Pará fosse o primeiro estado brasileiro a possuir um capítulo especial para aquicultura dentro do Regulamento do ICMS. Com isso, a atividade de aquicultura ganhou uma série de benefícios fiscais que vão do deferimento de alíquota à isenção de ICMS em algumas operações.