Economia
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki, e o prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, inauguraram neste sábado (12) a indústria Maq Móveis Ltda., que vai produzir móveis escolares. Trata-se de uma das líderes do mercado nacional de moveis estudantis.
A fábrica foi prospectada ainda em 2012, quando o então prefeito de Paragominas Adnan Demachki foi à Taquaritinga, São Paulo, onde funciona a matriz da empresa, e fez o convite, pessoalmente, para instalação no município do sudeste paraense. A empresa está consolidada no mercado nacional. A sede em São Paulo funciona há 35 anos e conta com 600 funcionários.
No início deste ano, na primeira reunião da Comissão de Incentivos Fiscais do Estado, foram concedidos incentivos à Maq Móveis, que começa no Pará com 70 funcionários, número que, gradativamente, poderá chegar a 200 em Paragominas. A nova indústria produzirá móveis escolares, como carteiras, lousas, armários, mesinhas infantis e gaveteiros, visando o mercado da região Norte.
Adnan Demachki reiterou que a missão maior da Sedeme é criar instrumentos que possam intensificar a industrialização da economia paraense, fazendo com que o Pará deixe de ser mero exportador de matéria-prima. "Na sexta-feira, 11, estivemos em Tailândia e firmamos um protocolo para implantação de uma indústria de óleo de palma no valor de R$ 300 milhões, que vai gerar centenas de novos empregos no município. Aqui em Paragominas finalizamos uma missão que iniciei em 2012. O novo empreendimento chega para valorizar o MDF produzido localmente e, claro, gerar novos empregos’’, afirmou o secretário.
Ele informou ainda que em janeiro do ano que vem o Estado divulgará à sociedade paraense o planejamento estratégico, denominado Pará 2030, concebido com o apoio da empresa de consultoria McKinsey. O trabalho elencou as cadeias produtivas oportunizadas no Estado e as respectivas políticas públicas fiscal, ambiental e fundiária para desenvolvê-las tendo como objetivo final a agregação de valor dos produtos fabricados no Pará.
Presidente da Maq Móoveis, o empresário Roberto Costa assegurou que a nova unidade de Paragominas vai produzir para atender os mercados do Norte e Nordeste e já tem contratos no Maranhão e Piauí. Para o prefeito Paulo Tocantins, o momento é de alegria, pois é mais uma empresa que se estabelece na cidade para gerar empregos e fortalecer a economia local e estadual.
Tags
desenvolvimento econômico Economia indústria sedeme
Relacionadas
-
Articulação
Ações de fomento aos Arranjos Produtivos Locais são discutidas na Sedeme
-
Economia
Reunião discute oportunidades de negócios para microempresas
As atuais oportunidades de novos negócios e a internalização de compras públicas estão entre os tópicos principais da pauta da 1º Reunião Anual do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequen... -
Mudanças climáticas
Pará defende economia com sustentabilidade em Fórum no Rio de Janeiro
-
CredCidadão
Estado entrega mais de R$ 260 mil em microcrédito para empreendedoras
-
Negócios
Produção do Pará é destaque na abertura do festival Chocolat São Paulo 2019
-
Verticalização
Pará vai negociar cacau e chocolate na feira internacional de São Paulo
-
Indústria
Codec avança nas discussões sobre segurança no Distrito de Ananindeua
-
Programação
Espaço São José Liberto celebra 100 anos da Escola de Bauhaus
-
Em São Paulo
Cacau, chocolate e joias do Pará participarão de festival internacional
-
Pará
Jari Celulose planeja ampliar investimentos e gerar mais empregos