Luta Contra o Câncer
Uma vida com hábitos saudáveis é um dos principais aliados na prevenção do câncer. A prática regular de exercícios físicos, alimentação equilibrada, controle do peso e consultas regulares ao médico resultam em um grande passo para se proteger do câncer, dicas que estão sendo reforçadas neste Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, celebrado no dia 04 de fevereiro.
Em Belém, dentro da Atenção Básica, a rede municipal de saúde disponibiliza vários programas para quem quer colocar a saúde em dia e ainda se prevenir do câncer. É o caso do Programa de Controle de Tabagismo, que trata gratuitamente qualquer pessoa que queira parar de fumar. O tratamento está disponível nas Unidades Municipais de Saúde da Marambaia, Telégrafo Jurunas, Bengui II, Tapanã e Tavares Bastos e na Ures Presidente Vargas. Em breve será expandido para as Unidades Municipais de Saúde de Icoaraci, Outeiro, Maracajá (em Mosqueiro) e Pratinha. O tratamento funciona com terapia comportamental e associação de adesivos de nicotina e antidepressivo bupropiona. Uma equipe multiprofissional realiza este atendimento, que pode ser individual ou em grupo.
De acordo com a coordenadora da Referência Técnica em Controle do Tabagismo, Jaciléia Costa, nos últimos três anos, Belém conseguiu reduzir o número de pessoas tabagistas no município. Segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, em 2013, Belém tinha 7,7% da população fazendo uso de derivados do tabaco. Em 2014, este número já reduziu para 7%. “Esta redução pode parecer muito pequena, mas já é um indicativo que estamos no caminho certo para a redução de pessoas tabagistas e, consequentemente, mais propensas ao câncer de pulmão, boca, laringe, faringe e esôfago. Somente o cigarro libera mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas e isso faz mal tanto para quem fuma quanto para quem está próximo”, alerta.
A Prefeitura de Belém também investe na promoção da alimentação saudável e equilibrada, o que influencia diretamente no controle do peso e previne a obesidade infantil. “Essa alimentação saudável começa desde a amamentação, que deve ser exclusiva até os seis meses. Esse ato também favorece a mãe na prevenção do câncer de mama. Deve-se reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, alimentos com excesso açúcar e gorduras, e bebidas alcoólicas. É preciso priorizar as frutas, verduras, legumes, cereais integrais e, o sempre bom, feijão com arroz”, informa a coordenadora da Referência Técnica de Nutrição da Sesma, Thaís Granado.
Para as mulheres, o município dispõe de ginecologistas; agendamentos para o Programa de Controle do Câncer de Colo Uterino (PCCU), conhecido como papanicolau; exame clínico das mamas; mamografia; e vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), direcionado para meninas de 9 a 13 anos. A vacina imuniza contra os quatro principais tipos do vírus mais incidentes e agressivos. Já o PCCU deve ser feito pelo menos uma vez ao ano por mulheres de 25 a 64 anos. Belém tem também a Casa da Mulher, voltada para mulheres que necessitam de atendimento especializado. A casa está com um mamógrafo já em fase de instalação e em breve, a Prefeitura inaugurará mais uma Casa da Saúde da Mulher, no Umarizal.
“Nossa preocupação atual está com as mulheres de 50 a 69 anos que não estão fazendo a mamografia de rastreamento do câncer. Só 35% das mulheres deste grupo fizeram o exame no ano passado e são elas que estão no grupo de maior risco e tem tendência em desenvolver os cânceres mais graves. Por isso, pedimos que as mulheres que estão nesta faixa etária procurem as unidades municipais de saúde para o agendamento do exame de mamografia”, alerta a coordenadora da Referência Técnica em Saúde da Mulher, Camila Correa.
Os homens também têm que cuidar da saúde. Dentro do Programa Saúde do Homem, os profissionais de saúde têm trabalhado para incentivar a população masculina a se cuidar. Em Belém, os tumores do câncer já são a 4ª causa de mortalidade masculina. “Estamos promovendo ações de informação, educação e comunicação em saúde, visando difundir a importância do homem chegar ao serviço de saúde ainda na fase de prevenção e não quando já possui doenças crônicas e/ou graves, como o câncer e o diabetes”, ressalta Jaciléia.
E como saúde não combina com vida sedentária, onze equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), implantadas nesta gestão, realizam mais de 5 mil atendimentos por mês com equipe multiprofissional composta de educador físico, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social. Um exemplo do trabalho do NASF é o projeto “Mexa-se pela vida”, do NASF vinculado à UMS Paraíso dos Pássaros, que já possui mais de 150 participantes, que são avaliados regularmente pela equipe do NASF e divididos em dois grupos, Controle e Fitness, conforme a intensidade do exercício indicado pelos profissionais. Para dinamizar as atividades ainda mais, mensalmente são realizadas aulas ao ar livre em pontos turísticos da cidade, como Portal da Amazônica, Praça Batista Campos, Praça da República e Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves.
“Quando começamos, tínhamos o foco na nossa área de cobertura. Hoje recebemos pessoas de vários bairros, de várias idades, que só aumentam o nosso grupo. Para nós profissionais é um sentimento muito gratificante ver a mudança na vida dessas pessoas, proporcionando saúde, qualidade de vida, longevidade, felicidade e esperança”, afirma o educador físico do NASF Paraíso dos Pássaros, Felipe Lages.
A rede municipal de saúde conta ainda com o Programa Saúde do Idoso, que promove envelhecimento ativo e saudável, e Saúde da Criança e do Adolescente. Um trabalho integrado para a prevenção do câncer e promoção de qualidade de vida e saúde para a população de Belém.
Tags
Saúde sesma
Relacionadas
-
SAÚDE INTEGRAL
Programa de humanização na saúde aprimora o acolhimento nas unidades municipais
-
JORNADA
Treinamento prepara profissionais a atendimento de incidentes com múltiplas vítimas
-
99 ANOS
Pronto Socorro Mário Pinotti faz aniversário e recebe homenagens da Câmara Municipal de Belém
-
RECUPERAÇÃO DE VIAS
Prefeitura de Belém avança com cronograma de serviços em Outeiro
-
PREVENÇÃO
Ação da campanha Julho Amarelo leva serviços de saúde à população
-
29ª EDIÇÃO
Feira de adoção de cães e gatos é sucesso de público no bairro da Sacramenta
-
Acolhida
Prefeitura de Belém participa de ação de assistência a indígenas da Venezuela
-
Prevenção
Dia Mundial de Luta contra a Aids é comemorado com testagens rápidas e ações educativas
-
Bacia da Estrada Nova
Obras de saneamento e infraestrutura garantem vida nova aos moradores da Timbiras
-
Parceria
GMB e Copsan firmam parceria para acompanhamento nutricional dos guardas municipais