Prevenção
Para alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento, além de conscientizar sobre a prevenção da doença, o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado nesta quinta-feira, 1º, foi lembrado com programações especiais na rede municipal de saúde de Belém. No Centro de Atenção à Saúde em Doenças Infecciosas Adquiridas (Casa Dia), localizado no bairro do Barreiro, a população do entorno pôde realizar testes rápidos para Aids, sífilis e hepatites virais. A ação, realizada das 8h às 12h, alcançou mais de 200 pessoas, que passavam pelo local.
A dona de casa Leide Daniane Franco, 31 anos, foi uma das pessoas que realizaram o teste e, em menos de 30 minutos, recebeu o seu resultado. “Tinha um pouco mais de um ano que eu não fazia este exame. Sempre que vou ao médico peço para fazer. Afinal, tenho que ter cuidado”, disse.
O gerente do Casa Dia, Reginaldo Júnior, explicou que a ação buscou aproximar a população dos serviços. “O centro fica localizado em uma área bastante movimentada, por isso pensamos em uma ação que abrisse as portas da unidade para as pessoas. Dessa forma, não nos limitamos a ser referência apenas no tratamento, mas também levamos a prevenção para a população”, ressaltou.
De acordo com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Belém, somente em 2015, foram confirmados 771 novos casos de Aids na capital. Deste total, 367 são de pessoas com idades entre 15 e 29 anos. “Sendo que 155 desses pacientes já chegaram ao serviço de saúde em estado bastante avançado da doença”, detalhou o coordenador municipal da Referência Técnica de IST Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde, Cledson Sampaio.
Durante a data comemorativa, as unidades municipais de Saúde e o CTA também realizaram ações educativas. “Diariamente, o CTA realiza 60 testes, e também possibilita aos usuários um pré-atendimento, no qual são analisados os possíveis riscos para resultados positivos e feito os aconselhamentos de prevenção”, completou Cledson.
A Sesma disponibiliza também a testagem de HIV em 54 unidades de saúde, incluindo os dois Hospitais de Pronto Socorro, as duas Unidades de Pronto-Atendimento e o Hospital Geral de Mosqueiro.
Ainda em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Sesma promoverá neste domingo, 04, uma ação de testagem e programação educativa na Praça da República, das 8h às 12h.
Acompanhamento
Atualmente, mais de 7.800 pessoas são atendidas na rede municipal de saúde de Belém, por meio do Casa Dia. No local, é oferecido acompanhamento na área de clínica médica, pediatria, nutrição, psicologia, enfermagem, assistência social, terapia ocupacional e fisioterapia, além dos exames necessários no acompanhamento da carga viral do sistema imunológico dos usuários com Aids.
Desde quando descobriu que tinha a doença, há 14 anos, o barman G.B, 44 anos, faz o seu tratamento no Casa Dia e diz o quanto o centro o ajudou. “Escondi que tinha a doença da minha família por cinco anos, mas teve um dia que passei mal e tive que contar. Com a notícia, ficaram muito abalados, então os levei para o aconselhamento com os profissionais do Casa Dia”, relembrou.
Com uma equipe multiprofissional, o Casa Dia também realiza visitas domiciliares aos seus usuários e, a partir deste mês de dezembro, passará a disponibilizar acompanhamento para os pacientes com hepatites virais. “Desde que foi criado, é a primeira vez que o Casa Dia irá oferecer este serviço na rede municipal”, destacou o gerente do centro.
Tags
Saúde sesma
Relacionadas
-
SAÚDE INTEGRAL
Programa de humanização na saúde aprimora o acolhimento nas unidades municipais
-
JORNADA
Treinamento prepara profissionais a atendimento de incidentes com múltiplas vítimas
-
99 ANOS
Pronto Socorro Mário Pinotti faz aniversário e recebe homenagens da Câmara Municipal de Belém
-
RECUPERAÇÃO DE VIAS
Prefeitura de Belém avança com cronograma de serviços em Outeiro
-
PREVENÇÃO
Ação da campanha Julho Amarelo leva serviços de saúde à população
-
29ª EDIÇÃO
Feira de adoção de cães e gatos é sucesso de público no bairro da Sacramenta
-
Acolhida
Prefeitura de Belém participa de ação de assistência a indígenas da Venezuela
-
Luta Contra o Câncer
Hábitos saudáveis ajudam na prevenção do câncer
-
Bacia da Estrada Nova
Obras de saneamento e infraestrutura garantem vida nova aos moradores da Timbiras
-
Parceria
GMB e Copsan firmam parceria para acompanhamento nutricional dos guardas municipais