Sessão Solene
A Assembleia Legislativa do Pará homenageou os 152 anos da Batalha do Riachuelo em Sessão Solene realizada na tarde desta quinta-feira (08/06), no Plenário Newton Miranda. A batalha ocorreu no dia 11 de junho de 1865. A esquadra brasileira, comandada pelo Almirante Barroso, combateu durante oito horas os navios paraguaios.
“Esta Sessão Solene é uma excelente oportunidade para a Marinha divulgar os fatos em torno da Batalha Naval de Riachuelo, quando o Brasil conseguiu reverter a agressão do Paraguai, que invadiu o território nacional. Riachuelo reverteu essa situação junto com os países que integraram a Tríplice Aliança”, destacou o comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Alípio Jorge. “É muito bom poder mostrar à sociedade civil a importância de ter forças armadas prontas para defender a Pátria e salvaguardar os interesses nacionais”, avalia o almirante.
A Sessão Solene foi solicitada pelo deputado Celso Sabino, como reconhecimento e gratidão pelo trabalho desenvolvido pela Marinha do Brasil. “A marinha exerce um papel essencial em um momento em que se vive uma crise de valores. Nós precisamos, como cidadãos, como políticos e como sociedade, enaltecer instituições como a Marinha”, destacou o parlamentar.
O deputado Raimundo Santos também se pronunciou, em nome do Parlamento Paraense, e lembrou que “Riachuelo representou mais do que uma batalha vencida, mas representou a vitória das gerações vindouras”, destacou. “Não fosse a bravura de nossos marinheiros naquele episódio, nós não teríamos, hoje, a garantia da integridade territorial do Brasil. Foi uma vitória de todos nós e por isso, demonstramos hoje a nossa gratidão nesta justa homenagem”, concluiu o deputado.
CIDADANIA – Durante a sessão solene, o vice-almirante Alípio Jorge foi agraciado com o Título de Cidadão do Pará, solicitado pelo deputado Celso Sabino e aprovado por unanimidade por todos os parlamentares. O vice-almirante é carioca, criado em Curitiba (PR). Ele veio para Belém há dois anos para assumir o comando do 4º Distrito Naval.
RIACHUELO – Considerado o maior conflito armado na América do Sul, a Guerra do Paraguai teve como momento decisivo a batalha de Riachuelo, ocorrida em 11 de junho de 1865. Foram 8 horas de confronto até o Brasil obter a vitória decisiva para assegurar a integridade do Brasil e a livre navegação na Bacia do Prata, por onde passava todo o apoio logístico às forças terrestres.
A Batalha Naval do Riachuelo é considerada um dos maiores triunfos da história das forças armadas no Brasil. Foi um acontecimento que deixou, para as gerações futuras, um legado de atos heroicos e ricos em lições de abnegação e amor ao País.
Com mais de 8.500 km de fronteira marítima, a defesa da soberania brasileira nos mares continua sendo tarefa da Marinha do Brasil, que também tem a função de guarda costeira, garantindo a segurança da navegação. Em virtude da importância da batalha, a data também comemora o Dia da Marinha Brasileira.
Tags
cultura homenagem Leis e Projetos
Relacionadas
-
Solene
Alepa presta homenagem às mulheres e destaca participação crescente da bancada feminina
-
Sessão Ordinária
Deputados aprovam projetos para a segurança pública, saúde e cultura
-
1ª Sessão Solene de 2018
Assembleia Legislativa retoma os trabalhos no próximo dia 6
-
No aniversário da cidade
Deputados aprovam emenda conjunta e entregam viaturas para melhorar a segurança de Castanhal
-
Projetos do Executivo
Alepa aprova Xingu Sustentável, Política Socioeconômica Estadual e gratificação a policiais
-
Programa de Investimento
Aprovado empréstimo para Governo investir em saúde, mobilidade, infraestrutura, logística e turismo
-
Evento para 300 convidados
Pte da Alepa participa da abertura do Encontro de Cidades Criativas da Gastronomia em Belém
-
Enterro será sexta, 27
Paulo Fonteles Filho é velado na Assembleia Legislativa do Pará
-
Saúde e Bem Estar
Mutirão do Diabetes busca parceria com a Alepa
-
Sessão Especial
Sociedade Bíblica do Brasil recebe homenagens pelos 69 anos anos de fundação na Alepa