Arqueologia amazônica

VIII Fita expõe coleção de joias inspirada em arte rupestre

Lídia Abrahim informa que “a coleção está bem ampla, por isso eu a chamo de ‘Arqueologia amazônica’, porque ela não é só de um município, não é só de uma tradição arqueológica, abrange várias regiões” (Foto: Renata Cunha/ DIVULGAÇÃO ASCOM IGAMA)

O estande do Espaço São José Liberto na Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita) 2017 coloca à disposição do público a coleção “Arqueologia amazônica”, da designer Lídia Abrahim, que integra o Programa Polo Joalheiro do Pará. As peças são inspiradas na arte rupestre, gravuras sobre rochas encontradas em sítios arqueológicos de mais de 12 mil anos.

A coleção já foi apresentada entre os dias 10 e 15 de setembro, em Teresina (PI), durante o XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Arqueologia, e agora está exposta para comercialização na oitava edição da Fita, que começou na quinta-feira (21), e prossegue até domingo (24), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

A designer Lídia Abrahim explica que começou a criar as joias com essa temática em 2013, quando participou de uma exposição no Museu Paraense Emílio Goeldi, a convite da pesquisadora Edithe Pereira, mostrando peças inspiradas na arte rupestre de Monte Alegre, município do oeste do Pará.

Desde então, a produção de joias segue a inspiração baseada nas pinturas antigas. Lídia Abrahim informa que “a coleção está bem ampla, por isso eu chamo de ‘Arqueologia amazônica’, porque ela não é só de um município, não é só de uma tradição arqueológica, abrange várias regiões”.

A coleção tem mais de 30 peças, feitas em prata com gemas naturais, confeccionadas com a técnica incrustação paraense em tons terrosos, como terracota, vermelho e marrom. As peças são voltadas ao público masculino e feminino.

Outras inspirações - Além do lançamento da coleção “Arqueologia amazônica”, o estande do Espaço São José Liberto na Fita também comercializa joias das lojas HS Criações e Loja UMA; peças de moda, como bolsas, colares e sapatos, e artesanato. Participam do estande as marcas e empreendedores criativos Amazon Art, Hanna Mariah, Yemara Atelier, Amajoia, José Odir, Luca Góes, Ana Cássia, Francileudo Furtado, José Coelho Lucas, Camilla Amarall, SilaBrasila, Rosaurea Simões, do setor de joias, e Celeste Heittman, Rosa Castro, Nilma Arraes, Ivam Pereira, Ana Ervedosa, Osada Handmade e Madame Floresta, do setor de moda.

Com um formato renovado, e que promete maior interação com o público consumidor, a Feira Internacional de Turismo da Amazônia reunirá a exposição de produtos e serviços de empresas de turismo e gastronomia; a Vitrine Cultural, com produtos do arranjo produtivo local do programa Alimentação Fora do Lar e produção associada das rotas turísticas; Mostra Gastronômica do Pará e a Oca do Conhecimento, além de palestras e workshops.

Serviço: Estande do Espaço São José Liberto na VIII Fita, com a exposição “Arqueologia amazônica”. De 21 a 24 de setembro de 2017, das 17 às 22 h, no pavilhão de feira, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Avenida Dr. Freitas, esquina com a Rua Brigadeiro Protásio, Bairro do Marco.


Tags

Turismo setur cultura comércio Polo Joalheiro Espaço São José Liberto