21 milhões pelo mundo
A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou na manhã desta quinta-feira (14/12) uma Sessão Solene em Comemoração aos 90 anos da Associação Norte do Pará da Igreja Adventista do 7º dia. A sessão foi requerida pelo deputado Jaques Neves e contou com a presença do vice-governador do Pará, Zequinha Marinho; dos deputados Miro Sanova e Sidney Rosa; do presidente da igreja Adventista do 7º dia no Norte do Pará, Paulo Godinho; pastor Jimmy Isackson; professora Cleonice Vasconcelos e Rejane Godinho. O Quarteto Ômega levou música ao plenário do Palácio da Cabanagem.
“O Poder Legislativo tem a função de dizer, através dessa Sessão, à sociedade paraense que a Igreja Adventista do 7º dia tem 90 anos de relevantes serviços prestados a este estado, não só na evangelização do povo como também nos seus princípios de saúde, educação e tantos outros projetos que a igreja tem”, destacou o deputado Jaques Neves, propositor da Sessão.
A Igreja Adventista do 7º dia está presente em mais de 216 países e possui mais de 21 milhões de membros. O adventismo teve seu início em 1844 na América do Norte, chegou ao Brasil em 1880 e na região Norte do Brasil em 1927. André Gredart e Hans Mayer distribuíram literaturas de saúde de casa em casa. No Pará, Léo Haliwell e sua esposa Jessye prestaram atendimento médico a mais de 50 mil ribeirinhos na lancha Luzeiros e deixaram como legado o Hospital Adventista de Belém. Atualmente, a igreja Adventista do 7º dia no Estado do Pará possui 200 mil membros, quatro sedes administrativas que cuidam de mais de três mil congregações, 26 escolas e dois internatos. “Além da estrutura administrativa, temos vários ministérios para melhorar a vida da comunidade: A ADRA, a agência de desenvolvimento e recursos assistenciais que realiza projetos com a comunidade em parceria com prefeituras; a ASA, assistência social adventista que atende a comunidade nas necessidades imediatas; as Escolas Adventistas, que auxiliam as famílias na formação do caráter; desbravadores, aventureiros, trabalhos em presídios. A história da chegada do adventismo na região norte é confirmar nossa identidade como povo que cumpre a missão de fazer discípulos, cumpre com a missão de servir a comunidade por meio dos diversos ministérios”, destacou Paulo Godinho.
Anualmente, a igreja Adventista do 7º dia entrega mais de 300 mil livros gratuitamente para a comunidade para incentivar a leitura. Outro projeto que vem crescendo é o da Geladeira Solidária, onde qualquer pessoa que sente fome ou sede, pode abrir a porta da geladeira e pegar o que quiser. Os alimentos são deixados pela comunidade. “Já temos geladeira em seis igrejas de Belém, espero que o projeto seja abraçado por outras igrejas para que possamos amenizar a situação dos mais necessitados”, disse Bené Pantoja, idealizador do projeto.
O vice-governador Zequinha Marinho destacou o trabalho desenvolvido dentro e fora da igreja pelos adventistas. “O governo do Estado reconhece e aplaude de pé a Igreja Adventista do 7º dia por tudo o que vocês são e tudo o que vocês fazem pelo Estado do Pará”, falou.
Na Sessão também foram entregues diplomas da Ordem do Mérito Cabanagem Grau Mérito ao Pastor Adamor Pimenta, aos senhores Serafim Lamego, Walter Streithorsth Filho, Jesus Basileu e às senhoras Cleonice Vasconcelos e Firmina da Luz Neves.