Educação










Foto: Tássia Barros - Comus
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Educação (Semec), está ultimando os detalhes finais para entregar as obras de reforma da escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Manuela de Freitas, no bairro de São Brás, em Belém. Na manhã desta quarta-feira, 17, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho; o titular da Semec, Marcelo Mazzoli, e técnicos da secretaria, além de encarregados do trabalho de melhorias fizeram uma visita ao local, que deverá ser entregue ao poder público dentro de, no máximo, dez dias.
A reforma da escola Manuela da Freitas entrou em processo acelerado de finalização no ano passado. No período em que a escola esteve em obras, os estudantes foram transferidos e passaram a assistir às aulas e fazer suas atividades em um prédio na avenida José Bonifácio, também em São Brás.
Escola - Com capacidade para atender a mais de mil estudantes, a escola reformada tem 15 salas de aula, uma sala de música, uma de informática, duas escadas de acesso, auditório, biblioteca, cozinha com despensa, sala pedagógica, pracinha, quadra de esportes e um pequeno jardim. A escola é climatizada com centrais de ar refrigerado, é toda equipada com recursos de acessibilidade, com rampas e corrimões, e atenderá a crianças na faixa etária, de 4 a 14 anos, nos turnos da manhã e tarde. O turno da noite será voltado à Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Tendo uma área de cerca de 2.200 metros quadrados, a escola cujas obras foram feitas pela empresa LMCC Serviços -, a mesma que construiu a UPA do bairro da Terra Firme que já foi entregue -, vai primar pela ecologia, visto que a cozinha do local terá uma mini estação de tratamento de esgoto, que separa as partes sólidas das líquidas do que é despejado na caixa de esgoto.
“Vamos restituir à comunidade escolar, daqui a pouco tempo, as obras dessa escola, o que é um antigo sonho nosso e uma promessa que estamos cumprindo. São 15 salas de aula, onde mais de mil estudantes serão recebidos. E isso é de uma imensa alegria para nós todos”, disse o prefeito Zenaldo Coutinho, durante a visita.
O secretário Marcelo Mazzoli explicou que a escola foi reconstruída a partir de uma base antiga que já existia anteriormente. “Estamos muito felizes de poder entregar, em breve, esse que é um dos maiores estabelecimentos de ensino municipal em Belém. Procuramos trazer aqui, no decorrer da obra, pais de alunos, professores e membros da comunidade, em uma forma de que todos acompanhassem o trabalho realizado. Será uma escola de excelência, como preveem os direitos das crianças à educação”, pontuou.
A construtora deverá entregar obras da escola Manuela de Freitas em dez dias. Depois desse tempo, começa o processo de instalação de equipamentos, e, por fim, haverá a volta dos alunos à escola.