Saúde

Farmacêuticos da Sesma passam por qualificação visando à ampliação do atendimento

Mais de 140 farmacêuticos da rede municipal de saúde de Belém participaram nesta sexta-feira, 13, do módulo inicial do Curso de Capacitação em Serviço para Implantação do Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS), promovido pelo Conselho Federal e Farmácia (CFF) no auditório do Hospital Ophir Loyola. A iniciativa é pioneira no estado e deve resultar na implantação de consultórios farmacêuticos no SUS local e qualifica os profissionais para a atuação de forma integrada às equipes de saúde no acompanhamento a pacientes com hipertensão, diabetes, asma, doenças mentais e doenças transmissíveis, como a tuberculose.

Para Haila Vieira, farmacêutica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sacramenta, a expectativa com o curso é a melhor. “Nós temos vontade de fazer mais do que já fazemos na parte clínica com nossos pacientes. Na UPA, por exemplo, temos uma rotatividade muito grande de pacientes porque é uma unidade de transição para a área hospitalar, mas a gente tem uma rotina de acompanhamento mais próximo do usuário. O curso nos deu a expectativa de cada vez mais melhorar na assistência farmacêutica”, disse.

De acordo com o CFF, o curso terá duração de oito meses, sendo Belém o primeiro polo do projeto “Cuidado Farmacêutico no SUS”, previsto para o estado do Pará. Contando com esse, já são 15 polos e 946 farmacêuticos contemplados em todo o país. “A receptividade do curso em Belém pelo prefeito Zenaldo Coutinho e pelo secretário municipal de saúde, Sérgio Figueiredo, reconhece a necessidade de se ter um olhar voltado para a formação farmacêutica. A ideia é que os farmacêuticos integrem as equipes de saúde, trabalhando sinais e sintomas”, ressaltou o presidente do CFF, Walter Jorge.

Nove guias de práticas clínicas, fundamentados na Classificação Internacional de Atenção Primária e chancelados por instituições internacionais, foram distribuídos aos presentes para uso no curso e nas unidades de saúde.

Para o titular da Sesma, Sérgio Figueiredo, a gestão reconheceu de imediato a necessidade de se disponibilizar o curso para os farmacêuticos da rede assim que recebeu a proposta do CFF. “Belém prontamente aceitou e deu apoio para esse evento e ainda abriu para farmacêuticos de outras instituições participarem. Isso porque enxergamos a necessidade de ampliar o conhecimento dos servidores e melhorar o acesso das pessoas que tanto necessitam do SUS”, afirmou.

A farmacêutica da Referência Técnica de Medicamentos da Sesma, Simone Sena, destacou que “a população ganha mais qualidade de vida e há mais efetividade e adesão no tratamento com os serviços farmacêuticos”.

Randolfo Coelho, chefe da Divisão de Drogas e Medicamentos da Vigilância Sanitária de Belém, disse que o curso é uma excelente oportunidade que o CFF, em parceria com a Sesma, está proporcionando aos farmacêuticos. “Belém vai se orgulhar disso porque traz conhecimento para a área do SUS, no reforço do atendimento clínico do farmacêutico e investindo no consultório farmacêutico. Firmada essa parceria, sem dúvida nenhuma será uma grande oportunidade para os profissionais da Sesma. Já a população pode aguardar um melhor atendimento, mais investimentos na rede de consultórios farmacêuticos e valorização do profissional, o que, por conseguinte, vai trazer uma melhora dentro das unidades de saúde, dos hospitais públicos para o paciente, que terá menor  risco de reação adversa ao medicamento, vai entender mais sobre sua prescrição, vai conhecer mais sobre o seu tratamento”, garantiu.

O curso continua neste sábado, 14, e cada módulo tratará de um tema de saúde em um final de semana por mês.

Tags

Saúde sesma