Esporte

Jogos Estudantis Paraenses seguem com etapas em Mocajuba e Igarapé-Açu

No momento em que os Jogos Estudantis Paraenses (Jeps) atingem a marca histórica de 60 anos, o município de Mocajuba, na Região do Baixo-Tocantins, está em festa ao sediar, desde a quarta-feira, 16, as competições regionais do evento estudantil.

Os Jeps são uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com as prefeituras e outras instituições. A abertura da Seletiva de Mocajuba ocorreu no Ginásio Poliesportivo Irmã Vieira e reuniu um público de cerca de três mil pessoas.

Os Jogos estão sendo disputados por mil estudantes dos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Cametá, Breu Branco, Goianésia, Tailândia, Tucuruí e Mocajuba. Os atletas participam de competições - nas categorias A (12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos) – de handebol, voleibol, futsal e basquetebol masculino e feminino.

As competições são realizadas no ginásio poliesportivo Irmã Viera e na quadra coberta professor Zeno Leão. Nesta sexta-feira, 18, será realizada uma caminhada de conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A partir das 19 horas haverá programação sociocultural com a participação de grupos musicais e dança. Na ocasião, será eleita a Rainha dos Jeps/Seletiva Mocajuba, na Praça Nossa Senhora da Conceição.

A programação prosseguirá até este sábado à noite. Estiveram presentes à abertura do evento e acompanham os jogos a prefeita de Mocajuba, Eliete Braga; a coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc (NEL/Seduc), Glória Guerreiro, e educadores, além dos atletas e pais de alunos.

Em 2017, os Jeps movimentaram cerca 20 mil estudantes das redes pública e particular e um público calculado em 50 mil pessoas, ao longo das competições. As disputas prosseguirão até junho, divididas em seis etapas regionais, que começaram em 2 de maio e serão concluídas no final deste mês.

Já foram realizadas as regionais de Vigia de Nazaré e Mãe do Rio. Em Igarapé-Açu e Mocajuba, as competições começaram no dia 16 e terminarão neste final de semana. De 23 a 27 de maio, serão realizadas as regionais de Portel e Parauapebas. A etapa metropolitana, em Belém, ocorrerá a partir deste sábado, 19, aos finais de semana, e seguirá até o dia 17 de junho.

A etapa estadual será de 19 a 24 de junho, em Belém. Os atletas vencedores das modalidades irão representar o Pará nos Jogos Nacionais da Juventude, que se realizarão no Amazonas, entre 19 e 23 de setembro, e em Natal (RN), no período de 12 a 25 de novembro.

Competições seguem também em Igarapé-Açu

Partidas de basquete, futsal, handebol e vôlei marcaram o primeiro dia de competições da terceira etapa regional dos Jogos Estudantis Paraenses (Jeps) em Igarapé-Açu. Nesta quinta-feira, 17, foram realizadas 24 competições, nas categorias "A", de 12 a 14 anos, e "B", de 15 a 17 anos. Os jogos classificatórios ocorreram nos turnos da manhã, tarde e noite, no ginásio esportivo Daniel Torres e na Escola Estadual Cônego Calado.

As delegações dos municípios de Bragança, Castanhal, Capanema, Maracanã, Magalhães Barata, Tracuateua e Igarapé-Açu preparam seus atletas para superar desafios. O primeiro deles é o psicológico. "No primeiro dia de competições é comum vermos os atletas ansiosos e nervosos, mas conforme vão ocorrendo as partidas, eles vão ficando mais confiantes e vão se preparando para a etapa final", conta o coordenador geral da etapa de Igarapé-Açu, Gilson Pereira.

No alambrado, a autônoma Joseane de Paula, 40 anos, acompanhava de perto o desempenho do filho Carlos Moisés de Paula, 13 anos, goleiro do time de Futsal do município de Capanema. "Meu filho joga bola desde criança e eu faço questão de apoiá-lo. Saímos cedo de casa, viemos de van, mas todo sacrifício é gratificante. Considero-me um suporte técnico, pois vibro, grito e até oriento na marcação dos jogos", conta com sorriso no rosto.

Os times de Igarapé-Açu e Salinópolis realizaram uma das últimas partidas do primeiro dia de competições. Antes do jogo começar, uma família inteira aguardava o seu atleta entrar em quadra. Essa era a família de David William dos Santos, 15 anos, estudante da Escola Estadual Cônego Calado. "Estudo de manhã e treino três vezes durante a semana. Meu sonho é ser jogador de futebol", disse o atleta.

O pai de William, o feirante e agricultor Josimar dos Santos, 46 anos, escutava atentamente as palavras do filho. Com lágrimas nos olhos, ele disse: "não temos muitas posses, mas ajudamos ele da forma que podemos. Meu sonho era ser jogador de futebol, mas eu tive que optar em trabalhar. Não quero que meu filho desista. E hoje me realizo o vendo jogar e ir a busca do seu próprio sonho".

Nesta sexta-feira, 18, seguem os jogos classificatórios. A grande final será realizada no sábado, 20, quando serão conhecidos os atletas que vão participar da etapa regional.

Tags

Esporte Igarapé-Açu Mocajuba SEDUC

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder